19 de Abril de 2025

ACM Neto critica Jerônimo por deixar situação sair do controle e precisar da Força Nacional no Extremo Sul da Bahia

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou a condução do governador Jerônimo Rodrigues (PT) diante da escalada de conflitos entre indígenas e produtores rurais no Extremo Sul da Bahia. Segundo Neto, o envio da Força Nacional à região, confirmado nesta quinta-feira (17), é consequência direta da omissão do governo estadual.

“A situação no Extremo Sul chegou a um ponto tão grave que o Estado perdeu completamente o controle. Jerônimo teve que pedir socorro à Força Nacional. Tudo isso é resultado da omissão do próprio governo, que deixou as invasões crescerem até virar um conflito fora de controle”, afirmou ACM Neto.

A presença da Força Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério dos Povos Indígenas e do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba). A medida ocorre após o agravamento da tensão na região, marcada por disputas de terra e episódios de violência.

Para ACM Neto, o governo da Bahia falhou em prevenir a crise, permitindo que o problema tomasse proporções tão grandes a ponto de depender da intervenção federal. “Isso é reflexo de anos de descaso com a segurança no campo e falta de mediação efetiva por parte do Estado”, completou.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos