Boletim médico do ex-presidente Jair Bolsonaro é divulgado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa por uma cirurgia neste domingo (13/4) para tratar uma obstrução intestinal. O procedimento teve início por volta das 8h30, conforme informações confirmadas em nota à imprensa. Bolsonaro estava internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde a noite de sábado (12/4). (ìntegra do boletim no final da matéria).
O quadro de saúde do ex-presidente se agravou durante uma viagem ao Rio Grande do Norte (RN). Na sexta-feira (11/4), Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais enquanto cumpria agenda política na cidade de Santa Cruz. Ele recebeu os primeiros atendimentos em um hospital local por volta das 11h15 e, posteriormente, foi transferido de helicóptero para Natal, onde passou a noite. No final do sábado, o ex-presidente embarcou para Brasília para dar continuidade ao tratamento.
Segundo a nota divulgada, a decisão de realizar a cirurgia foi tomada após uma reavaliação clínico-cirúrgica e a realização de novos exames laboratoriais e de imagem. Os resultados evidenciaram a persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais que haviam sido adotadas em Natal.
Na sexta-feira pela manhã, antes de sentir as dores, Bolsonaro participava de um ato político no Rio Grande do Norte. O boletim médico anterior indicava que o ex-presidente apresentava um quadro de distensão abdominal.
A equipe médica que acompanha Bolsonaro demonstrou preocupação com a evolução do seu quadro de saúde. Desde que sofreu a facada durante a campanha eleitoral de 2018, o ex-presidente tem um histórico de interrupções no trânsito intestinal, condição que é controlada com o uso de medicação.
Eis a íntegra da NOTA À IMPRENSA:
Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de suboclusão intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Alisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Divulgação
Ultimas notícias
Iaraci Dias é a nova porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade
14/04/2025 21:02Direita vence de novo no Equador: Noboa reeleito
14/04/2025 10:00Confronto com PMs termina com três suspeitos mortos em pousada de destino turístico da Bahia
14/04/2025 09:30Morre em Salvador, aos 80 anos, delegado José Magalhães
14/04/2025 09:00Marcelo Carvalho comemora vitória de Paulo Lamac como porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade
14/04/2025 08:57Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos