Hugo Motta conversa com Lula, Bolsonaro e STF para tentar resolver impasse do PL da Anistia
O presidente da Câmara, Hugo Motta, está em negociações com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Supremo Tribunal Federal (STF) para encontrar um consenso sobre a anistia dos participantes dos eventos de 8 de janeiro. O governo federal demonstra disposição para discutir a diminuição de penas para delitos menos graves, mas se opõe a uma anistia ampla que beneficie todos os envolvidos. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, enfatizou a importância de que o debate sobre a anistia ocorra no Congresso, preservando a independência do STF. Ela expressou sua preocupação com a possibilidade de que a anistia possa incluir figuras proeminentes, como Bolsonaro, que são vistos como arquitetos do golpe, mas reconheceu a necessidade de discutir o tema.
“Falar sobre anistia ou mediação de pena é defensável do ponto de vista de alguns parlamentares que estão ali e eu acho que a gente tem que fazer essa discussão no Congresso. Agora, o que não pode acontecer é uma anistia dos que conduziram um golpe no país”, disse a petista. Nesta sexta-feira (11), ela usou as redes sociais para reformular sua fala, que não foi bem vista. A ministra disse que o debate pode ocorrer no Congresso, desde que não atinja a “autonomia” do STF.
Ministros do STF afirmam que qualquer solução deve ser analisada pela Corte, considerando os direitos dos réus e condenados, incluindo a possibilidade de progressão de regime e alternativas à prisão. A reunião entre Motta e Bolsonaro, que não constava na agenda do deputado, aconteceu na residência oficial da Câmara. Até o momento, o presidente da Câmara não demonstrou apoio explícito à proposta, o que levou membros do Centrão a se absterem de se posicionar sobre a questão.
Informaçõesss da Jovem Pan / Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
Hugo Motta conversa com Lula, Bolsonaro e STF para tentar resolver impasse do PL da Anistia
12/04/2025 10:00Ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia é aposentado com remuneração de R$ 71 mil após ser exonerado
12/04/2025 09:00Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 37 milhões
12/04/2025 08:30Veja a previsão do tempo para o final de Semana
12/04/2025 08:00Bolsonaro publica foto no hospital e fala sobre seu estado de saúde
11/04/2025 18:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos