02 de Abril de 2025

“Aonde o Brasil vai parar?”, questiona Alan Sanches após novo aumento na taxa básica de juros

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), disse ver com preocupação os impactos que a sociedade brasileira sentirá nos próximos dias depois que o Banco Central decidiu aumentar, nesta quarta-feira (19), mais uma vez a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano.

Segundo o deputado, o terceiro mandato do presidente Lula tem apresentado ao país uma política econômica fracassada que provoca uma taxa de juros num patamar só visto na época da ex-presidente Dilma Rousseff . “Lula apresenta o mesmo modelo econômico que usou de 2002 a 2010, mas hoje o mundo mudou, as demandas são outras e, mesmo assim, a concepção econômica permanece a mesma, ultrapassada”.

A elevação da taxa de juros é um remédio do Banco Central para tentar conter a alta da inflação, que no governo Lula 3 impacta diretamente no preço dos alimentos. 

“E veja que o presidente do Banco Central foi escolhido pelo próprio Lula”, observa Alan Sanches, ao reiterar que o presidente não tem feito o dever de casa na agenda fiscal para garantir segurança jurídica no país.

“As pessoas vão começar a sentir no dia a dia os efeitos dessa taxa de juros nas alturas e isso vai desaquecer o mercado imobiliário, o mercado de automóveis, de eletrodomésticos e todo tipo de financiamento que você precisar ter acesso. Tudo isso pode acabar levando a economia para uma recessão. Aí fica a pergunta: aonde o Brasil vai parar desse jeito”, questiona Sanches, que é pré-candidato a deputado federal em 2026.


Foto: Divulgação/ALBA

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos