03 de Abril de 2025

Ministro do STJ faz piada com 'agilidade' de baianos durante sessão e governador pede respeito: 'não aceitarei que tentem reduzir'

O ministro João Otávio de Noronha fez uma piada sobre a “agilidade de baianos” ao jogarem basquete, durante uma sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na terça-feira (18).

A fala, que foi alvo de críticas na internet e pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), aconteceu após o magistrado Raul Araújo revelar que sentia dores no joelho após praticar o esporte.

“Você já sabe, né? Baiano que joga basquete. Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete, ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado“, disse João Otávio de Noronha.

Após a piada de João Otávio de Noronha, os outros ministros riram e ele pediu desculpas.

“Os baianos que me perdoem, tenho uma simpatia enorme pela Bahia. Não me expulsem de lá porque eu adoro acarajé”, finalizou.

Nenhum dos ministros é baiano. O magistrado João Otávio de Noronha, que fez a piada, é natural de Três Corações, em Minas Gerais; Marco Buzzi, de Timbó, Santa Catarina; Raul Araújo, de Fortaleza; Maria Isabel Galloti, do Rio de Janeiro; e o ministro Antonio Carlos Ferreira, de São Paulo.

Também participaram da sessão a secretária da Quarta Turma, Teresa Basevi, e a subprocuradora-geral da República, Maria Soares Camelo.

O g1 entrou em contato com o STJ, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Governador pediu respeito

Em publicação nas redes sociais, na noite de quarta-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues expressou indignação sobre o comportamento do ministro.

De acordo com Jerônimo, a fala não pode ser considerada apenas uma piada de mau gosto.

O governador disse ainda que tem o compromisso em defender a Bahia e o povo baiano.

“Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, finalizou Jerônimo.

 

Informações do G1 / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos