Banco Central descarta cancelamento de chaves Pix por débitos fiscais de empresas
O Banco Central (BC) esclareceu que as empresas ou empreendedores individuais que estiverem com débitos com a Receita não terão suas chaves canceladas. Na quinta-feira (6), o BC divulgou uma nova norma que prevê o cancelamento de chaves Pix com irregularidades no CPF e no CNPJ.
A dúvida em relação ao cancelamento das chaves devido a questões fiscais surgiu após o BC informar que CNPJs inaptos — situação cadastral que pode ocorrer pelo descumprimento de obrigações, como a não entrega de declarações, ou por débitos fiscais — teriam as chaves desativadas.
O Banco Central garantiu que questões fiscais não serão critério válido para o cancelamento das chaves Pix. No entanto, a Autoridade Monetária não detalhou como fará para distinguir os casos em que o CNPJ se encontra inapto por falta de documentos daqueles em que a inaptidão ocorre pelo não pagamento de impostos.
O BC ainda informou que não há ferramentas ativas neste momento para fazer essa diferenciação entre os CNPJs considerados inaptos. A instituição ainda afirmou que está estudando e discutindo mecanismos operacionais que possam ser implementados pela Receita Federal para possibilitar essa distinção.
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Ultimas notícias
Tribunal concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson, mas ex-deputado permanece na cadeia
04/04/2025 10:00Presidentes das Assembleias da Bahia e de Goiás destacam fortalecimento dos parlamentos em visita à ALBA
04/04/2025 09:30Homens invadem casa e fazem família refém em bairro de Salvador
04/04/2025 08:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos