Bomba da Segunda Guerra Mundial interrompe trens entre Paris e Londres
Os trens Eurostar com partida e chegada em Londres, assim como outros que seguiam para o norte a partir de Paris, foram suspensos nesta sexta-feira (6) após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial não detonada perto dos trilhos que atendem à movimentada estação Gare du Nord, na capital francesa.
A empresa ferroviária nacional francesa, SNCF, explicou em um comunicado que o tráfego foi interrompido a pedido da polícia.
O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, disse que o trânsito seria “muito prejudicado” durante todo o dia, com serviço limitado a partir da tarde, e pediu aos viajantes que adiassem suas viagens.
A bomba foi descoberta por volta das 4h da manhã por operários que realizavam trabalhos de terraplanagem perto dos trilhos, na região de Seine-Saint-Denis. Equipes de desativação de bombas foram enviadas ao local e continuam trabalhando. Os viajantes retidos já haviam chegado à estação quando ela abriu na sexta-feira.
A Gare du Nord é um importante centro de transportes europeu que atende a destinos internacionais no norte da França, como a capital europeia, Bruxelas, e a Holanda, além do principal aeroporto de Paris e muitas rotas regionais.
Na França, é comum encontrar bombas da Primeira ou Segunda Guerra Mundial, mas é muito raro encontrá-las em um local tão movimentado.
Em declarações à emissora Sud Radio, Tabarot afirmou que os moradores e aqueles que estão perto das estações de trem não devem ter “nenhum medo” de uma possível explosão, ressaltando os procedimentos em andamento para desativar e remover essas bombas.
A Eurostar, que opera trens de passageiros através do túnel do Canal da Mancha que liga o Reino Unido ao continente, cancelou todas as viagens entre Londres e Paris na manhã de sexta-feira e aconselhou seus clientes a escolherem outro dia para viajar.
A sexta-feira é um dos dias de maior movimento da semana no terminal londrino da Eurostar, a estação St. Pancras, com milhares de pessoas partindo e chegando para viagens de fim de semana.
Com informações da AP / Foto: Reprodução
Ultimas notícias
ACM Neto critica Jerônimo Rodrigues por priorizar política em vez de gestão: ‘Esquece o foco’
01/04/2025 12:18"A forma de se comunicar não é a mesma de 2003, por isso defendemos a renovação", diz presidente do PT Bahia
01/04/2025 10:12Em mobilização contra violência à mulher, Alan Sanches propõe endurecer leis de proteção na Câmara dos Deputados
31/03/2025 18:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos