13 de Março de 2025

Vereador Alex Alemão assume presidência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara

Cumprindo seu primeiro mandato, o vereador Alex Alemão (DC), foi eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Salvador (CMS). A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), através de votação. Além disso, Alemão também passa a integrar a Comissão de Cultura da Câmara. 

A Comissão de Legislação Participativa desempenha um papel relevante na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática, uma vez que abre espaço para a participação ativa dos cidadãos, fortalecendo o vínculo entre a população e a Casa, permitindo que as demandas e sugestões da comunidade sejam consideradas na formulação de leis e políticas públicas. 

“Através da legislação participativa é possível construir um processo legislativo mais transparente e representativo, que atenderá as reais necessidades e interesses da sociedade e de seus cidadãos, bem como fomentar debates de questões públicas e relevantes para Salvador”, considera Alemão. 

O colegiado também serve como um canal de comunicação entre a sociedade civil e os vereadores. Por meio dela, entidades e cidadãos podem apresentar propostas legislativas, que são analisadas e discutidas pelos membros da comissão. 

Isso contribui para a criação de políticas públicas mais justas e eficazes, que atendam às necessidades de todos os cidadãos, especialmente os grupos mais vulneráveis. Assim, a comissão não apenas enriquece o processo legislativo, mas também desempenha um papel vital na promoção da justiça social e no desenvolvimento sustentável de Salvador.

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Salvador foi criada em 2019 para que o cidadão tenha mais um mecanismo de participação no dia a dia da cidade. Dentro dessa perspectiva e de forma direta, qualquer pessoa pode oferecer propostas legislativas.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos