Deputado Hilton Coelho reivindica criação da Casas dos Artistas da Bahia
O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação para que o governador Jerônimo Rodrigues promova a criação de Casas dos Artistas da Bahia, espaços destinados ao acolhimento e assistência de artistas em situação de vulnerabilidade nos Territórios de Identidade da Bahia, promovendo a preservação e transmissão do patrimônio cultural baiano. "É de fundamental importância para a valorização e preservação da cultura baiana a criação de Casas dos Artistas da Bahia. Nossa ação legislativa baseia-se em um manifesto liderado pelo artista e ativista Cláudio Deiró, que clama pela implantação desse espaço. O objetivo principal é abrigar artistas em situação de vulnerabilidade, oferecendo infraestrutura como moradias, refeitório, teatro, cinema, biblioteca e muito mais", detalha o parlamentar.
A criação das Casas dos Artistas da Bahia, segundo Hilton Coelho, "é um grito por justiça e reconhecimento. Surge como uma resposta urgente para combater uma triste realidade, visando acolher artistas em situação de vulnerabilidade, garantindo-lhes dignidade, assistência à saúde física e mental e a possibilidade de continuar transmitindo seus saberes ancestrais, perpetuando a riqueza cultural, em especial a afro-brasileira".
A cultura baiana, sustentada pelo talento e pela dedicação de diversas expressões artísticas – percussão, capoeira, artesanato, artes circenses, cinema, teatro, entre tantas outras – é reconhecida mundialmente. No entanto, as pessoas que a constroem diariamente muitas vezes envelhecem no esquecimento, sem apoio e sem condições dignas de vida.
Hilton Coelho afirma que "não falamos de artistas consagrados que compõem a elite cultural da Bahia, mas de pessoas invisibilizadas, que tocam os tambores sob os trios elétricos, que ecoam a ancestralidade em suas criações, que mantêm viva a alma baiana. A história de Mestre Lourimbau, artesão e músico singular, inspirou o manifesto popular liderado por Cláudio Deiró. Aos 74 anos, já não pode tocar o berimbau, instrumento que sempre foi a extensão de sua alma. Hoje vivendo em situação precária, em um abrigo de idosos no bairro de Paripe, simboliza essa dura realidade".
"Diante da relevância e da necessidade dessa iniciativa, solicitamos a atenção e o apoio do Governo do Estado para viabilizar a criação das Casas dos Artistas da Bahia nos Territórios de Identidade. Esse espaço garantirá que nossos artistas envelheçam com dignidade, saúde, respeito e cuidado. A história, a identidade e a cultura do nosso povo, que encanta o mundo, dependem do reconhecimento e do amparo a esses profissionais que tanto contribuem para a grandiosidade do nosso Estado", conclui Hilton Coelho.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Ultimas notícias
Da UTI, Bolsonaro critica asilo a ‘quem rouba do próprio povo’
19/04/2025 11:00*Marta chama ACM Neto de ave de agouro e defende ação de Jerônimo no Extremo Sul da Bahia
19/04/2025 10:00Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 50 milhões
19/04/2025 09:00Travessia Salvador-Mar Grande segue com operação especial e registra embarque tranquilo nesta manhã de sábado
19/04/2025 08:30Otto descarta desembarque do governo e ida de filho para o TCE-BA
18/04/2025 16:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos