19 de Abril de 2025

Conder realizará a maior obra de contenção de encosta da Bahia

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) deu mais um importante passo para a melhoria da qualidade de vida na comunidade de Bananeiras, localizada no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A empresa pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), implantará um projeto integrado de contenção de encostas e urbanização que inclui pavimentação de vias, construção de escadarias, guarda-corpos, muretas e sete espaços de convivência, como praças e parques infantis.

A contenção executada pela Conder será a maior já executada na Bahia, com 20,1 mil m² de solo grampeado, sendo 676 m² de solo grampeado em face verde, que manterá a vegetação local. Até então, a maior contenção de encosta da Bahia está localizada na Rua São José, na Liberdade, com 18.350 m². O contrato, no valor de R$ 16,3 milhões, tem prazo de execução de 18 meses.

“A comunidade de Bananeiras enfrenta desafios históricos relacionados à ocupação desordenada e à falta de infraestrutura. A intervenção da Conder tem o potencial de transformar a realidade local, reduzindo riscos de deslizamentos e proporcionando novos espaços de lazer e convivência para os moradores”, avaliou José Trindade, presidente da Conder. 

A iniciativa faz parte do Projeto Integrado de Urbanização de Bananeiras, realizado pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Licitação para Projeto Técnico Social - Enquanto o projeto e execução da obra de engenharia já foi licitado, a Conder publicou edital para a contratação de uma empresa especializada na execução do Projeto Técnico Social (PTS) na comunidade de Bananeiras. O edital e seus anexos estão à disposição dos interessados no site da Conder (http://www.conder.ba.gov.br) na seção de licitações. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 24 de fevereiro.

Para Adriana Luz, superintende de Prevenção à Desastres Naturais da Conder, a expertise da companhia em obras de contenção de encostas aliada ao trabalho social tem sido fundamental para o reconhecimento nacional do programa. “Em novembro de 2024, fomos contemplados com o Prêmio Periferia Viva e o Selo Periferia Sem Risco, reconhecimento nacional ao nosso trabalho que garante não só a segurança e a prevenção da vida, como também promove a integração da comunidade com o espaço urbano, com a construção de áreas de convivência, como parques e praças, e envolve a comunidade na execução do projeto”, afirmou Adriana.

O PTS, que terá duração de 22 meses (16 durante a obra e 6 no pós-obra), será estruturado em quatro eixos principais: mobilização e comunicação, acompanhamento e gestão social da intervenção, educação ambiental e patrimonial, e desenvolvimento socioeconômico.

Entre as atividades previstas estão campanhas educativas, oficinas socioeducativas, cursos de qualificação profissional (como unhas de gel, barbeiro e artesanato com material reciclado), além da criação de uma Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF), composta por representantes da comunidade.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos