19 de Abril de 2025

Hugo Motta confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos, 187 a mais que o necessário. Sucessor de Arthur Lira (PP-AL), Motta chega ao comando da Câmara com apoio praticamente unânime, do PT, do PL e dos partidos do centro.

Motta disputou a presidência com o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e o Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22.

Tanto a oposição quanto o governo embarcaram na candidatura de Motta em troca de promessas de cargos na mesa diretora e liderança de comissões da Câmara.

Com 93 deputados, o PL deve ter o deputado Altineu Côrtes (RJ) escolhido por acordo para ocupar a vice-presidência da Câmara. A vice-presidência é o segundo cargo mais importante na hierarquia da Câmara, atrás apenas da presidência. Ao ocupante do cargo cabe substituir o presidente em sua ausência, presidir as sessões, elaborar pareceres sobre requerimentos de informação e projetos de resolução.

O resultado da eleição da Mesa ainda será divulgado oficialmente, mas, segundo o acordo firmado entre os líderes dos partidos que apoiaram Motta, já estão definidos os nomes para os outros cargos: além de Altineu Côrtes como vice, já se sabe que a segunda vice-presidência será ocupada Elmar Nascimento (União Brasil-BA). A primeira secretaria ficará com Carlos Veras (PT-PE), e a segunda, com Lula da Fonte (PP-PE). Para a terceira secretaria, foi escolhida a Delegada Katarina (PSD-SE), e para a quarta, Sérgio Souza (MDB-PR). Como suplentes, foram indicados Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), Paulo Folletto (PSB-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).

O PT, que tem uma bancada de 80 deputados, deve ocupar a primeira-secretaria, conhecida como "prefeitura da Câmara". Ela é responsável por cuidar dos serviços administrativos e de pessoal, enviar requerimentos de informações a ministros, decidir sobre recursos contra o diretor-geral, ratificar despesas e credenciar empresas que prestam serviços à Câmara.

O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também negociou a indicação da Câmara para o próximo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além desses cargos, a Mesa Diretora da Câmara conta ainda com outros oito postos. Eles devem ser todos ocupados por partidos de centro. A mais importante comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça, deve ser controlada pelo União Brasil.

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputado

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos