Hugo Motta confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara dos Deputados
O deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos, 187 a mais que o necessário. Sucessor de Arthur Lira (PP-AL), Motta chega ao comando da Câmara com apoio praticamente unânime, do PT, do PL e dos partidos do centro.
Motta disputou a presidência com o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e o Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22.
Tanto a oposição quanto o governo embarcaram na candidatura de Motta em troca de promessas de cargos na mesa diretora e liderança de comissões da Câmara.
Com 93 deputados, o PL deve ter o deputado Altineu Côrtes (RJ) escolhido por acordo para ocupar a vice-presidência da Câmara. A vice-presidência é o segundo cargo mais importante na hierarquia da Câmara, atrás apenas da presidência. Ao ocupante do cargo cabe substituir o presidente em sua ausência, presidir as sessões, elaborar pareceres sobre requerimentos de informação e projetos de resolução.
O resultado da eleição da Mesa ainda será divulgado oficialmente, mas, segundo o acordo firmado entre os líderes dos partidos que apoiaram Motta, já estão definidos os nomes para os outros cargos: além de Altineu Côrtes como vice, já se sabe que a segunda vice-presidência será ocupada Elmar Nascimento (União Brasil-BA). A primeira secretaria ficará com Carlos Veras (PT-PE), e a segunda, com Lula da Fonte (PP-PE). Para a terceira secretaria, foi escolhida a Delegada Katarina (PSD-SE), e para a quarta, Sérgio Souza (MDB-PR). Como suplentes, foram indicados Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), Paulo Folletto (PSB-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
O PT, que tem uma bancada de 80 deputados, deve ocupar a primeira-secretaria, conhecida como "prefeitura da Câmara". Ela é responsável por cuidar dos serviços administrativos e de pessoal, enviar requerimentos de informações a ministros, decidir sobre recursos contra o diretor-geral, ratificar despesas e credenciar empresas que prestam serviços à Câmara.
O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também negociou a indicação da Câmara para o próximo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Além desses cargos, a Mesa Diretora da Câmara conta ainda com outros oito postos. Eles devem ser todos ocupados por partidos de centro. A mais importante comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça, deve ser controlada pelo União Brasil.
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputado
Ultimas notícias
Da UTI, Bolsonaro critica asilo a ‘quem rouba do próprio povo’
19/04/2025 11:00*Marta chama ACM Neto de ave de agouro e defende ação de Jerônimo no Extremo Sul da Bahia
19/04/2025 10:00Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 50 milhões
19/04/2025 09:00Travessia Salvador-Mar Grande segue com operação especial e registra embarque tranquilo nesta manhã de sábado
19/04/2025 08:30Otto descarta desembarque do governo e ida de filho para o TCE-BA
18/04/2025 16:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos