31 de Janeiro de 2025

Salvador Digital se consolida como principal instrumento de transformação dos serviços municipais

O Salvador Digital consolidou-se como um dos principais instrumentos de transformação dos serviços municipais, expandindo as funcionalidades e o alcance do cidadão. A plataforma desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), possui atualmente 1,3 milhão de atendimentos, 765 mil cidadãos cadastrados e 963 serviços ativos, sendo 703 digitais.

Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, houve um aumento de 500% no número de novos usuários no Salvador Digital, decorrente da integração com as unidades físicas do Cadastro Único (CadÚnico) e Prefeituras-Bairro, além do canal de atendimento 156 e a disponibilização de novos autosserviços. Isso reflete não só a confiança na plataforma, como também sua eficácia em atender às demandas de cerca de um terço da população soteropolitana, que divulga a ferramenta no “boca-a-boca”.

Outro ponto importante é a satisfação das pessoas com a plataforma da Prefeitura. “O Salvador Digital atingiu uma média de 4,96 em uma escala onde 5 é a máxima pontuação”, ressalta o secretário da Semit, Samuel Araújo.

No primeiro semestre de 2025, a Semit promete entregar à população soteropolitana o aplicativo do Salvador Digital nas versões iOS e Android, além de um novo layout do portal, o que vai permitir uma resposta ainda mais rápida às solicitações dos usuários.

Integração – No ano passado, a Semit realizou a integração total dos serviços agendáveis da Prefeitura ao Salvador Digital, a exemplo das novas unidades de atendimento da Casa da Mulher Brasileira, CadÚnico, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas), Prefeituras-Bairro, Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), Central de Regulação, Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) e Procuradoria-Geral. Com isso, o cidadão pode realizar agendamentos e acessar serviços, de forma remota ou presencial, garantindo praticidade e eficiência no atendimento. Também foram disponibilizados 64 novos serviços digitais, permitindo que o usuário realizasse mais solicitações on-line, com comodidade e segurança.

Houve ainda um avanço significativo na integração dos canais de atendimento à população. O WhatsApp da Prefeitura (71 98741-3420) e o número 156 foram incorporados ao Salvador Digital, e com isso o usuário passou a agendar serviços, buscar informações e realizar solicitações sem a necessidade de deslocamento ou espera em filas.

Próximos passos – Este ano, ainda estão previstas novas entregas de unidades de agendamento e atendimento, como a dispensa de medicamentos, insumos e equipamentos da Saúde, Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e Passe Livre UGPD (Unidade de Gratuidade da Pessoa com Deficiência).

No que diz respeito à inovação, a Semit iniciou negociações para implementação de assistentes virtuais com inteligência artificial (IA) no canal de WhatsApp. Segundo o secretário, a ferramenta está sendo projetada para responder perguntas frequentes, orientar o cidadão na realização de serviços e otimizar a busca por informações.

“Além disso, estamos trabalhando para implementar soluções de aprendizado de intenções, que ajudam a plataforma Salvador Digital a entender melhor as necessidades das pessoas e a oferecer um serviço de forma mais intuitiva, independente da jornada escolhida”, conclui Araújo.

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