Incêndios em Los Angeles: Biden declara desastre de grandes proporções e envia aviões-tanque; polícia emite ordem de retirada em área perto da Calçada da Fama
Um novo foco de incêndio surgiu na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (08), com chamas consumindo parte do Runyon Canyon Park, em Hollywood Hills. A polícia emitiu uma ordem de evacuação abrangendo áreas próximas à icônica Calçada da Fama.
Os incêndios, que se expandiram rapidamente entre terça-feira (7) e quarta-feira, já resultaram na morte de cinco pessoas e na destruição de dezenas de imóveis em cidades próximas de Los Angeles, na costa oeste do país. As chamas chegaram aos arredores da cidade na noite de quarta-feira, horário local, e imagens transmitidas por emissoras de TV mostraram o parque em Hollywood Hills em chamas.
A área de Hollywood Hills, conhecida por abrigar residências de luxo, vistas panorâmicas e o famoso letreiro de Hollywood, foi afetada, embora, segundo a emissora CBS, as chamas estivessem distantes do letreiro e concentradas em vegetação rasteira. Helicópteros e veículos de combate a incêndios trabalharam intensamente para controlar o fogo, que avançava rapidamente.
A polícia delimitou a ordem de evacuação ao entorno do parque, incluindo vias como a Hollywood Boulevard, famosa por seus pontos turísticos. Kevin McGowan, diretor de gestão de emergências do Condado de Los Angeles, descreveu a situação como um desastre natural histórico, destacando a gravidade do momento em coletiva de imprensa.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto reconhecendo os incêndios na região de Los Angeles como desastre de grandes proporções. O governo enviou cinco aviões-tanque para auxiliar no combate às chamas e anunciou que está monitorando a situação enquanto disponibiliza recursos para apoiar os desalojados. A Casa Branca declarou que a medida permite o acesso imediato a fundos e recursos para impulsionar a recuperação da região.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que o decreto presidencial possibilitará o envio de recursos aos governos locais para cobrir custos de emergência. Newsom também destacou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar os esforços no combate ao fogo.
Cerca de 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos, enquanto aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a deixar suas residências. Autoridades relataram ainda que 400 mil residências estão sem energia elétrica em toda a região. No estado, mais de 8 mil hectares já foram consumidos pelas chamas, conforme estimativas do governo.
Robert G. Luna, chefe de polícia de Los Angeles, descreveu o incêndio como sem precedentes e imprevisível. O Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) informou que os focos seguem fora de controle.
O primeiro incêndio começou na terça-feira, em Pacific Palisades, uma área nobre entre Santa Monica e Malibu. As autoridades ordenaram evacuações obrigatórias na região, onde celebridades como Mark Hammil também foram afetadas. Em publicação nas redes sociais, o ator relatou ter precisado deixar sua residência devido ao incêndio mais devastador desde 1993.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, com rajadas de vento variando entre 80 e 130 km/h, o que contribuiu para a propagação das chamas. Em Pacific Palisades, o fogo destruiu casas e ameaçou veículos, causando congestionamentos e obrigando moradores a fugir a pé.
Imagens mostraram casas em chamas e tratores removendo veículos abandonados para abrir caminho às equipes de emergência. Aviões foram utilizados para retirar água do mar e despejá-la sobre as áreas atingidas. Kristin Crowley, chefe dos bombeiros de Los Angeles, relatou que mais de 25 mil pessoas em cerca de 10 mil residências estão sob ameaça, enquanto os esforços de combate ao incêndio continuam.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ultimas notícias
O novo plano da oposição para reverter inelegibilidade de Bolsonaro
04/02/2025 18:00Salvador lidera geração de empregos no Nordeste em 2024 e é responsável por mais de um terço das novas vagas da Bahia
04/02/2025 17:00Lula adota boné com frase ‘o Brasil é dos brasileiros’
04/02/2025 16:00Deputado Roberto Carlos viabiliza ônibus escolares para municípios baianos através de emenda parlamentar
04/02/2025 15:00Novo polo de inovação de Salvador inicia atividades com formação gratuita para pessoas em vulnerabilidade social
04/02/2025 14:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos