PF prende operador de desvios de emendas, agente federal e mais dois
A Polícia Federal (PF) prendeu um suspeito de operar o esquema de cerca de R$ 1,4 bilhão desviados de emendas parlamentares com envolvimento do empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. A 2ª fase da Operação Overclean, deflagrada nesta segunda-feira (23), na Bahia e em Brasília (DF), ainda prendeu um agente da PF, o vice-prefeito de Lauro de Freitas, e o secretário de mobilidade e ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista.
Esta segunda etapa da Overclean investiga parte do esquema de pagamento de propina, envolvendo empresários e agentes públicos nos municípios baianos. E envolve o desvio de cerca de R$ 4,7 milhões, montante que é alvo de determinação de sequestro de bens e diversos veículos de luxo.
Além dos quatro mandados de prisões preventivas, a PF cumpre dez mandados de busca e apreensão em Salvador, nos municípios baianos de Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, e na capital federal, Brasília. E ainda é cumprida uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções.
O esquema bilionário praticou crimes por meio de contratos fraudulentos e de obras superfaturadas financiadas por recursos indicados por integrantes do Congresso Nacional.
A prisão do agente federal decorre da identificação de que o grupo também contava com uma célula de apoio informacional, composta por policiais que repassavam informações sensíveis à organização criminosa, incluindo a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas.
Os alvos da investigação podem responder por crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.
Informações do Diário do Poder / Foto: Reprodução/PF
Ultimas notícias
Passageiros encontram embarque tranquilo na Travessia Salvador-Mar Grande neste domingo de Páscoa
20/04/2025 09:00Jerônimo Rodrigues visita a tradicional Feira de Caxixis, em Nazaré
20/04/2025 08:00Da UTI, Bolsonaro critica asilo a ‘quem rouba do próprio povo’
19/04/2025 11:00*Marta chama ACM Neto de ave de agouro e defende ação de Jerônimo no Extremo Sul da Bahia
19/04/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos