18 de Dezembro de 2024

Ludmilla Fiscina comemora aprovação da Comenda Dois de Julho ao prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto

A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) comemorou, hoje (17), a aprovação do projeto de resolução que concede a Comenda Dois de Julho ao prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). De autoria do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), a condecoração teve relatoria e será presidida por Fiscina, esposa do homenageado.

A homenagem destaca a trajetória de vida e os relevantes serviços prestados pelo gestor ao estado da Bahia, em especial aos municípios de Alagoinhas, Sátiro Dias, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas e outras cidades do Litoral Norte e Agreste baiano, tanto como médico quanto como político.

A homenagem, considerada uma das mais importantes da ALBA, é destinada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento e a história da Bahia. Segundo a deputada, a proposta vai celebrar a atuação de Joaquim Neto, cuja liderança política e comprometimento com a melhoria da qualidade de vida dos baianos têm sido notórios.

“Joaquim Neto é um exemplo de dedicação ao serviço público. Sua trajetória, marcada por avanços em Alagoinhas e Sátiro Dias, merece todo nosso reconhecimento, haja vista que ele sempre esteve ao lado da população, seja como prefeito ou médico. É uma justa homenagem a alguém que dedicou sua vida a servir os baianos”, afirmou Fiscina.

Trajetória - Natural de Alagoinhas, Joaquim Neto iniciou sua trajetória profissional na área da saúde. Formado em Medicina pela Universidade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ele atuou como médico e diretor de importantes instituições, como a Maternidade de Alagoinhas, a 3ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) e o Hospital Dantas Bião. Seu trabalho na área médica, tanto como obstetra quanto como reumatologista, contribuiu significativamente para o fortalecimento dos serviços de saúde na região, evidenciando seu compromisso com o bem-estar da população

Como exemplo, em Ribeira do Pombal, fundou o Hospital do Rim e em Alagoinhas a Hemovida, clínica de hemodiálise.

A vida pública de Joaquim Neto teve início em Sátiro Dias, onde foi eleito prefeito por três mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004 e de 2009 a 2012. Sua gestão foi marcada por melhorias em infraestrutura e ações de desenvolvimento que consolidaram sua liderança política na região, incluindo a inauguração do Hospital Geral.

Em 2017, Joaquim Neto assumiu a prefeitura de Alagoinhas, sendo reeleito para um segundo mandato em 2021. Durante sua gestão, o município passou por avanços significativos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento urbano, a exemplo da entrega do hospital materno-infantil. Um dos destaques de seu período à frente da prefeitura foi a conquista de fazer seu sucessor, um feito inédito na história de Alagoinhas, que reflete a confiança dos eleitores em sua administração.

Na área esportiva, Joaquim Neto foi médico voluntário por 20 anos do Alagoinhas Atlético Clube (bicampeão baiano) e do Catuense Futebol por cinco anos. “A homenagem a Joaquim Neto, que também tem um importante trabalho de apoio ao esporte, é um reflexo desse compromisso, reconhecendo aqueles que, como ele, deixam um legado positivo para as futuras gerações”, destacou a deputada.

A Comenda - A Comenda Dois de Julho é inspirada na data que celebra a independência da Bahia e, vale mencionar, mesma data do aniversário de emancipação política de Alagoinhas. A sessão especial de entrega da comenda será realizada na ALBA, em data a ser definida.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos