20 de Abril de 2025

Félix Mendonça defende CPI para investigar política de juros do Banco Central

Autor do mais recente estudo sobre a dívida pública brasileira, publicado pela Câmara Federal, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) defendeu nesta quinta-feira (12) a criação de uma CPI para investigar a política de juros adotada pelo Banco Central (BC).

O pedetista criticou duramente o reajuste de 11,25% para 12,25% da taxa básica de juros, a Selic, confirmada nesta quarta-feira (11) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. "O que o Banco Central fez ontem, sem dar maiores explicações à sociedade, foi um crime de lesa-pátria, sobretudo quando o Congresso Nacional está debatendo um pacote fiscal para economizar R$70 bilhões com diversos cortes que desagradam a sociedade", disse Félix.

O deputado baiano frisou que o aumento na taxa Selic representa uma elevação de R$40 bilhões no custo da dívida pública nacional. "E o pior: já foi anunciado antecipadamente que haverá aumento, na mesma medida, nas próximas duas reuniões (do Copom). Do que adianta o Congresso discutir um pacote com cortes e o Banco Central estar mais interessado em atender aos interesses dos especuladores e dos banqueiros?", indagou Félix.

O pedetista afirmou que vai iniciar a coleta de assinaturas para a instalação da CPI, que pode ser mista ou somente da Câmara. "Tenho certeza que o interesse dos congressistas é defender os trabalhadores e os setores produtivos brasileiros, que estão indignados com a política de juros alto colocada em prática no nosso país", concluiu.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos