Rogéria Santos é relatora de PL que promove cursos para mulheres vítimas de violência
A deputada federal, Rogéria Santos, Republicano, relatou o PL 10.018/2018, que propõe reservar pelo menos 5% das vagas em cursos de Serviços de Aprendizagem e pelo Sebrae, na tarde desta quarta, 4/12, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados.
Todas as mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar, cadastradas nos programas assistenciais dos Governos federal, estadual e municipal poderão ser beneficiadas com essa iniciativa. Elas poderão ter acesso às vagas em diversos cursos, gratuitamente, no Sebrae, no Senai, no Senac, no Senar, no Senat, no Sescoop. Todas as interessadas serão designadas pela Justiça, de Ofício ou a pedido da Defensoria Pública, bem como do Ministério Público.
A relatora do PL, a deputada federal, Rogéria Santos, defendeu a iniciativa e reforçou a importância da capacitação profissional dessas mulheres e, notadamente, pela sua independência financeira. “O PL aborda esse o tema de uma perspectiva muito positiva, tendo em vista que apostar na capacitação dessas mulheres possibilitará um avanço na trajetória profissional delas e as conduzirá para uma vida independente financeiramente e mais promissora”, destaca Rogéria Santos.
O Autor da proposta, o senador, Ataídes Oliveira (PSDB/TO), ratifica essa ideia também ao afirmar que um dos maiores desafios na luta contra a violência doméstica é justamente a referida independência financeira dessas mulheres, vítimas dessas agressões. O Senador declara que esse ciclo de violência pode ser interrompido, pois a mulher passa a não mais conviver com o agressor e a não depender mais dele financeiramente também.
O Projeto propõe mudar o texto da Lei n° 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. Ele foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; e tramitará, ainda, pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Ultimas notícias
Moraes é novamente citado nos EUA em processo da Trump Media e Rumble contra censura
18/06/2025 10:30Governo do Estado promove Forró Comunitário para fortalecer tradições em bairros de Salvador
18/06/2025 10:00Roubo do INSS: Chefe do sindicato do irmão de Lula construiu mansão
18/06/2025 09:30ALBA aprova LDO e mais de duas dezenas de projetos do Executivo, Judiciário e de parlamentares
18/06/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos