Lula viaja ao Uruguai nesta quinta para participar da Cúpula do Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quinta-feira (5) para o Uruguai, onde participará da Cúpula do Mercosul. A reunião de cúpula está marcada para essa sexta-feira (6), mas o presidente brasileiro viajará antecipadamente para encontros bilaterais. Entre os compromissos, estão reuniões com o presidente da Bolívia, Luis Arce, e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. A expectativa é alta em torno da possibilidade de finalização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que enfrenta resistência de alguns países europeus, como França, Polônia e Áustria.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou sua participação no encontro, aumentando as esperanças de que o acordo possa ser concluído. Países como Alemanha, Espanha e Portugal apoiam a formalização do tratado. Recentemente, Lula afirmou que os franceses não têm poder de decisão sobre o acordo, reforçando a determinação do Brasil em avançar nas negociações. Caso o acordo seja assinado, ainda será necessário um período de transição para tradução e discussão nos parlamentos dos países envolvidos.
Antes de seguir para o Uruguai, Lula participará da inauguração de uma nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, como parte do projeto Cerrado. O presidente embarca para Montevidéu ao 12h, com chegada prevista para as 15h30. Às 16h30, ele se encontrará com Pepe Mujica, e às 20h, terá uma reunião bilateral com o presidente boliviano.
Informações da Jovem Pan / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ultimas notícias
Passageiros encontram embarque tranquilo na Travessia Salvador-Mar Grande neste domingo de Páscoa
20/04/2025 09:00Jerônimo Rodrigues visita a tradicional Feira de Caxixis, em Nazaré
20/04/2025 08:00Da UTI, Bolsonaro critica asilo a ‘quem rouba do próprio povo’
19/04/2025 11:00*Marta chama ACM Neto de ave de agouro e defende ação de Jerônimo no Extremo Sul da Bahia
19/04/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos