Senado aprova projeto para proteger crianças e adolescentes online
A Comissão de Direito Digital do Senado brasileiro deu um passo importante ao aprovar um projeto de lei que visa reforçar a proteção de crianças e adolescentes no ambiente online. Com um total de 9 votos a favor, a proposta agora segue para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja um pedido para que o assunto seja discutido novamente no plenário do Senado. Entre as principais diretrizes do projeto, está a exigência de que as plataformas digitais implementem medidas que assegurem a segurança dos usuários menores de idade. As empresas que não atenderem a essas exigências poderão ser responsabilizadas legalmente.
Além disso, o texto proíbe a utilização de dados de crianças e adolescentes para fins de publicidade direcionada. O projeto também determina que as redes sociais devem criar mecanismos de verificação de idade e adotar ações para impedir a produção e o compartilhamento de conteúdos inadequados. As empresas de tecnologia têm a obrigação de remover conteúdos que infrinjam os direitos dos menores, como pornografia, mesmo sem a necessidade de uma ordem judicial.
Outra medida importante é a vinculação das contas de usuários menores a cadastros dos responsáveis, o que visa aumentar a supervisão parental. Além disso, a proposta proíbe a venda de “loot boxes” para esse público, buscando proteger os jovens de práticas que podem ser prejudiciais. As penalidades para as empresas que não cumprirem as novas regras são severas. Elas podem enfrentar multas que chegam a 10% do faturamento ou até R$ 50 milhões por infração.
Além disso, as empresas poderão receber advertências e terão prazos estabelecidos para corrigir as irregularidades. Em casos de descumprimento contínuo, a suspensão temporária ou total das atividades da plataforma poderá ser aplicada.
Informações da Jovem Pan / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Ultimas notícias
Moraes é novamente citado nos EUA em processo da Trump Media e Rumble contra censura
18/06/2025 10:30Governo do Estado promove Forró Comunitário para fortalecer tradições em bairros de Salvador
18/06/2025 10:00Roubo do INSS: Chefe do sindicato do irmão de Lula construiu mansão
18/06/2025 09:30ALBA aprova LDO e mais de duas dezenas de projetos do Executivo, Judiciário e de parlamentares
18/06/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos