21 de Novembro de 2024

Comissão de Cultura da Câmara aprova trio elétrico como Manifestação cultural Nacional

A Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei (PL) 4962/23, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que reconhece a tradição e as expressões relacionadas ao trio elétrico como manifestação cultural nacional. Agora, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator da matéria na Comissão, deputado Tarcísio Mota (PSOL-RJ) fez uma regência a Dodô, Osmar e Themistocles e a Moraes Moreira. Ele também citou a evolução do Trio Elétrico ao longo do tempo. “Com o passar dos anos, o trio elétrico tornou-se cada vez mais sofisticado e outros conjuntos começaram a adotar a ideia. O compositor Moraes Moreira deu contribuição fundamental ao desenvolvimento das músicas ao dar ao frevo em sua versão cantada e não mais apenas instrumental, o que é pernambucano passou a ter aquele sotaque baiano” disse. 

Autora da proposta, Lídice lembrou que o trio foi conquistando o coração dos baianos, chegou a enfrentar resistência dos blocos afro no início, depois foi incorporado a essas agremiações e hoje é a marca registrada da Bahia no Brasil e no exterior. Ela classificou Dodô e Osmar como dois grandes gênios. “Infelizmente eles não tiveram a ideia de patentear o trio elétrico e hoje você vê esse formato em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O trio elétrico é hoje a figura central da organização do Carnaval e merece, sem dúvida, o título de manifestação da cultura nacional”.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos