Vistoria aponta 'alto risco de incêndio' em oito hospitais de Salvador
Uma vistoria do Ministério Público do Trabalho (MPT) identificou "alto risco de incêndio" em oito hospitais de Salvador, tanto públicos quanto privados. O levantamento, feito ao longo da semana e divulgado nesta sexta-feira, 8, revelou que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) não poderá emitir o auto de vistoria para nenhuma dessas unidades, que são:
- Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
- Hospital Agenor Paiva
- Hospital da Bahia
- Hospital Português
- Hospital Geral do Estado (HGE)
- Hapvida
- Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba)
- Hospital Universitário Edgard Santos (Hupes)
Leia mais
>> PGE-BA inaugura espaço com ação de combate ao racismo estrutural
>> Na reta final, especialistas listam cuidados essenciais no Enem
O MPT destacou que, em caso de incêndio, o risco de grandes proporções é alto devido à falta de hidrantes, saídas de emergência irregulares e projetos de segurança não implementados, conforme informações do G1 Bahia.
As irregularidades serão detalhadas em um relatório e resultarão em ações de cada órgão envolvido, como o MPT, o CBM-BA e outros parceiros da fiscalização, como a Ufba e sindicatos da área de enfermagem. A ação "Melhor Prevenir", iniciada em 4 de novembro, tem o objetivo de verificar o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e pode gerar notificações, autuações e ações judiciais.
Além disso, o MPT apontou que o setor de saúde tem liderado os índices de acidentes de trabalho, especialmente com perfurocortantes, em Salvador. O procurador Ilan Fonseca ressaltou a preocupação com a aplicação dos protocolos para evitar doenças decorrentes desses acidentes e com a precariedade dos espaços de descanso dos trabalhadores, que aumentam o risco de desatenção e estresse.
Informações do jornal A Tarde / Foto: Divulgação
Ultimas notícias
Prefeitura e Tribunal de Justiça firmam cooperação para facilitar acesso a serviços judiciais através de Wi-Fi gratuito
10/04/2025 19:00Secretário da SSP aponta os três eixos do combate ao Crime Organizado: "Integração, inteligência e investimento"
10/04/2025 18:00Tiago Correia diz que governador Jerônimo “desrespeita a autonomia dos poderes” ao sugerir CPI na Assembleia Legislativa
10/04/2025 17:00Governador e ministro do Trabalho e Emprego lançam programa nacional de qualificação profissional para a juventude
10/04/2025 16:00Setur-BA dá continuidade às negociações para captação do voo entre o Benin e a Bahia
10/04/2025 15:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos