03 de Abril de 2025

Receita abre hoje consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quinta-feira (23), a consulta ao lote de restituição de outubro, que inclui cerca de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências. Entre eles, estão aproximadamente 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. O lote contempla também restituições residuais de anos anteriores.

No total, serão pagos R$ 700 milhões, sendo que 53% do valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos foram incluídos entre os prioritários.

Entre os beneficiários com prioridade, 126.824 contribuintes informaram a chave Pix de tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que dá preferência no recebimento. Em seguida, aparecem 14.661 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Outros 11.360 são residentes no Rio Grande do Sul. A lista de prioridades inclui ainda 46.689 pessoas com idades entre 60 e 79 anos, 6.416 idosos com mais de 80 anos e 5.219 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

Além dos prioritários, 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix nem se enquadram nas categorias legais de prioridade também receberão a restituição.

A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Os pagamentos serão efetuados no dia 31 de outubro, na conta informada ou na chave Pix de tipo CPF declarada no Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para consultar o extrato da declaração e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se a restituição não for depositada, por exemplo, devido à desativação da conta bancária, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil.

O resgate pode ser agendado pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC.


Informações da Gazeta Brasil / Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos