Ivan Cordeiro apresenta projeto que institui o Programa Municipal de Equoterapia para crianças e adultos com deficiência
O vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), apresentou, na Câmara de Vereadores, um projeto de Lei que visa instituir na cidade do sudoeste baiano o Programa Municipal de Equoterapia, voltado para crianças e adultos com deficiência física e/ou mental ou de distúrbio comportamental e a vítimas de acidentes.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, caracterizado por todas as técnicas de equitação e atividades equestres que visam o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. O tratamento é realizado, normalmente, com a raça Mangalarga Marchador, um cavalo que, por suas características, especialmente a docilidade no trato e a regularidade, não encontra concorrente à altura para utilização no método.
"A Equoterapia possui incontáveis benefícios, dentre eles, o aperfeiçoamento da coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento da musculatura, memória, percepção visual e auditiva e a independência. Por isso pedimos à Câmara Municipal de Vitória da Conquista a análise desta proposta para que a mesma sirva a população local", justifica Ivan no projeto.
Em 2019, foi sancionada a Lei Federal nº 13.830, que regulamenta a Equoterapia como método de desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos