Geraldo usa debate para alertar fim de trava no aumento do IPTU em 2025
A possibilidade de aumento do IPTU no próximo ano, em até 400%, foi alertada pelo candidato a prefeito do MDB, Geraldo Júnior, durante o debate promovido pela TVE, na noite desta quinta-feira (12). Mesmo com a ausência do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o emedebista cobrou uma resposta do adversário sobre o estabelecimento de garantias que impeçam o reajuste desenfreado do imposto.
“Prefeito, você tem que, até o dia 30 de setembro deste ano, mandar uma mensagem para o Legislativo, e eu tenho certeza que vamos contar com o apoio dos vereadores e vereadoras para aprovação em caráter urgente e urgentíssimo, de uma medida travando o IPTU para 2025. Prefeito, não fica no silêncio. Eu já lhe fiz uma provocação positiva, uma sinalização, um chamamento nas redes sociais. Prefeito, manda essa mensagem, porque as travas são até 2024”, afirmou o candidato do MDB.
Geraldo também apresentou as principais propostas da coligação “Salvador pra Toda Gente”, que tem Fabya Reis (PT) como candidata a vice-prefeita, e de cerca de 350 candidatos a vereadores pelos partidos MDB, PSD, PSB, Avante, Podemos, Solidariedade, Agir, PT, PC do B e PV. Entre as áreas prioritárias, estão mobilidade urbana, educação, saúde e geração de emprego.
O candidato lamentou os baixos índices de desenvolvimento da capital baiana, expressados pela ocupação da cidade como a capital mais endividada do Nordeste. "Salvador é a quarta capital com maior endividamento e, acima de tudo, um déficit orçamentário, um rombo de quase R$ 460 milhões em 2023. Há um rombo nas contas deste ano, no primeiro quadrimestre”, alertou.
Ele ratificou ainda o fato de ser o único candidato do presidente Lula (PT) para a Prefeitura de Salvador e apresentou os investimentos que já estão confirmados com o apoio do Governo Federal, como a construção de 10 policlínicas, 15 creches e 10 escolas por tempo integral. “Em Salvador, Lula é 15, Jerônimo é 15, e Geraldo e Fabya são 15”, reforçou.
Temas como promoção da igualdade racial, ações voltadas para o público LGBT+, combate à violência contra a mulher, segurança pública e empreendedorismo também estiveram em discussão ao longo do debate.
Foto: Ulisses Dumas
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos