24 de Novembro de 2024

Prefeitura entrega obras de requalificação urbana na Baixa Fria, em São Marcos

A entrega da Praça da Baixa Fria, em São Marcos, na noite desta segunda-feira (1º), marcou o início de um novo momento para a comunidade, caracterizado pela urbanização e mudança de vida dos moradores. A área ampla de mais de 5 mil m² foi totalmente requalificada pela Prefeitura e passou a contar com pavimentação, ponte com guarda-corpo sobre o canal situado no entorno, mobiliários diversos, miniquadra, quadra poliesportiva, quadra de areia, anfiteatro, quiosques, parque infantil, cachorródromo e academias de ginástica e de saúde, além de outras melhorias.

As obras de requalificação foram entregues pelo prefeito Bruno Reis, pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, pelo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do Município (Seinfra), Francisco Torreão, e pelo titular da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler. Além disso, a Prefeitura ainda executou uma obra de contenção de encosta nas proximidades da praça que vai evitar deslizamentos e dar mais segurança aos moradores da localidade.

O prefeito destacou a nova praça instalada no local como uma das maiores da capital e lembrou que ela integra diversas outras ações que têm sido feitas nos últimos anos na localidade, a exemplo da entrega do conjunto habitacional em duas etapas, beneficiando 358 famílias, da entrega de títulos de propriedade aos moradores, da requalificação da Rua Manoel Bonfim e urbanização de parte do canal.

Além disso, a lista de melhorias inclui a construção de uma escola, uma Unidade de Saúde da Família e de um Centro de Convivência Social da Fundação Cidade Mãe, as melhorias do Morar Melhor, a construção das escadarias de acesso e o Hospital Público Veterinário. "Nós fizemos daqui um bairro novo. Transformamos a realidade das pessoas que moram aqui. Isso sim é cuidar de gente, isso sim é cuidar de quem mais precisa. Esse é um exemplo claro do que é transformar a vida das pessoas e um exemplo claro da reconstrução dessa cidade, de uma nova Salvador que se transformou muito nos últimos anos", afirmou Bruno Reis.

O prefeito citou, ainda, que os comerciantes que antes atuavam na região em barracos de madeira receberam quiosques para trabalhar de maneira mais digna. "Nós indenizamos todos que moravam ali. Aqueles que tinham estabelecimentos comerciais, ao todo dez permissionários, ganharam quiosques para trabalhar com dignidade, não em barracos de madeira, como era antes, em condição subumana.

Fizemos diversos equipamentos, quadras, campos. Houve uma preocupação com as crianças de 0 a 6 anos, da pré-infância, com as crianças com algum tipo de deficiência física, pois há equipamentos específicos para elas, para a galera adulta, pessoas da terceira idade, porque tem academias de saúde. Enfim, aqui foi realizado um trabalho completo", ressaltou.

Estrutura - Com um investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhões, a nova Praça da Baixa Fria conta com dez quiosques para a comercialização de produtos diversos e parque infantil com casas de Tarzan, balanços em eucalipto, escorregadeiras, gangorras, amarelinha e cercado em eucalipto tratado. Para os pequenos da primeira infância foi implantado um balanço especial PCD, um túnel, uma cobrinha, amarelinha, abelhinha e cercado em eucalipto tratado.

No equipamento esportivo e de lazer, há também academia de ginástica com pranchas abdominais, barras paralelas e barras de apoio e também academia de saúde com simulador de giro triplo, simulador de esqui, simuladores de remada sentada, simuladores de cavalgada e um simulador multiexercitador 6x1. Idosos e Pessoas com Deficiência contam com uma academia adaptada.

O cachorródromo dispõe de manilhas, piquetes de eucalipto, paraciclo, dogrampa e cercado em eucalipto. Entre os mobiliários diversos para a convivência dos moradores, há esculturas, bancos e conjuntos de mesas comuns e para jogos. A iluminação também foi reforçada com a implantação de 38 luminárias em LED, entre as quais 34 são decorativas; de 13 projetores; 44 postes de fibra e a realização de obras de infraestrutura elétrica.

"Eu fico emocionado em ver o prefeito devolver os espaços públicos à população de Salvador. Eu já estive aqui desde cedo e posso dizer que estou realizado. Foi um período de muito trabalho e dedicação, mas o resultado está aí e tenho certeza que está sendo uma obra de grande importância para a comunidade. Foi uma obra que marcou a vida de todos os envolvidos", contou Virgílio Daltro, presidente da Desal.

Para a moradora Ana Lúcia da Silva, de 54 anos, o sentimento com a conclusão e entrega da requalificação da área foi de felicidade. "Eu achei maravilhoso. Está muito bonito, muito lindo e nós somos muito gratos. Agora é manter a praça limpa e bonita como está, pois esse é um patrimônio nosso. Aqui antes era um lugar esquecido. Nos últimos anos vimos várias mudanças e esperamos que elas continuem daqui para frente", afirmou ela, que é permissionária de um dos dez quiosques.

Contenção de encosta – A contenção da encosta situada na Rua Manoel Bonfim, antes danificada por problemas na rede de esgoto, agora vai trazer mais tranquilidade para as 50 famílias que residem na parte superior da via. A intervenção ocorreu em uma área de 1.448 m² e envolveu serviços de drenagem e de contenção com técnica de cortina atirantada e solo grampeado. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 3,4 milhões. 


Foto: Valter Pontes/ Secom

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos