24 de Novembro de 2024

A proposta visa a criação de uma Unidade de Conservação (UC), com área de 16 mil hectares

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho, o Governo do Estado da Bahia participa, nesta quarta-feira (05), em Brasília, de assinatura do Decreto que institui a implementação de um monumento natural das cavernas no município de São Desidério, no Oeste baiano. A proposta visa a criação de uma Unidade de Conservação (UC), com área de 16 mil hectares.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, a proposta da implementação foi levantada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que realizou uma expedição para identificar a potencialidade e a necessidade de criação de uma UC, com o fim de garantir a preservação do patrimônio espeleológico daquela região.

“O objetivo é criar um Monumento Natural, que é um tipo de unidade de conservação que visa proteger e preservar as Cavidades Naturais da região. Como é uma área que já possui sítios arqueológicos importantes, mais de 200 cavernas já registradas e potencial de novas, então a proposta foi aprovada e estamos aqui hoje para a assinatura do decreto, reforçando o compromisso do Governo Federal e o apoio da gestão do nosso governador Jerônimo Rodrigues nessa missão de fortalecer as nossas políticas públicas ambientais e promover um meio ambiente ecologicamente sustentável para o povo baiano”, afirmou o secretário Eduardo, que acompanha a comitiva do governador em Brasília.

O anúncio oficial da criação da UC será realizado nessa quinta-feira (06), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, em São Desidério. Outras ações e iniciativas também serão apresentadas pelo governador Jerônimo Rodrigues durante o evento, confira abaixo:

Requalificação do Parque Metropolitano de Pituaçu: investimento de R$25 milhões para projetos e obras de requalificação urbanística em Salvador.

Prêmio Bahia Sustentável: lançamento da 2ª edição do prêmio para projetos de restauração de áreas degradadas, combate à desertificação e mitigação das mudanças climáticas.

Consulta Pública do Plano Estadual de Meio Ambiente (PEMA): abertura de uma consulta pública digital por 45 dias para colher contribuições para o PEMA.

Programa Agente Jovem Ambiental (AJA): proposta de criação de um programa para capacitar jovens em soluções sustentáveis e inovadoras.

Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Cerrado): implementação de um CETAS em Barreiras com investimento de R$7 milhões para atender demandas de animais silvestres.

Caravana Bahia Sem Fogo: encerramento da 2ª etapa da caravana com apresentação de resultados e plano de ações para 2024.

Entrega de Materiais e Equipamentos: distribuição de materiais e equipamentos ao Corpo de Bombeiros para operações de prevenção a incêndios florestais na região Oeste.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos