25 de Novembro de 2024

Pesquisa Atlasintel/A TARDE aponta empate técnico em Feira de Santana

A primeira pesquisa AtlasIntel/A TARDE em Feira de Santana revela indefinição na disputa pela prefeitura. Com a diferença dentro da margem de erro, José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT) disputam voto a voto a preferência do eleitor feirense.

Num pleito marcado pela rejeição do atual prefeito e pela polarização, a composição de alianças e consolidação de adesões e apoios pode ser capaz de determinar o vencedor e, a julgar pelos números, a tendência na princesa do sertão é de um segundo turno antecipado.

O questionário acessado pelos eleitores perguntou em quem eles votariam no 1º turno das eleições municipais. José Ronaldo, que disputa seu quinto mandato, aparece com 39,3%, seguido do deputado federal Zé Neto com 36,5%, uma diferença de 2,8 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

Na sequência aparecem o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) com 10,3% e o deputado federal Capitão Alden (PL) com 5,1%. Alden anunciou na última quinta-feira, 18, a renúncia à sua candidatura e declarou apoio a José Ronaldo. A renúncia ocorreu após o período de realização da pesquisa.

O deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos) registrou 0,1%, brancos e nulos somaram 4,6% e outros 4,1% disseram não saber em quem votar. Em votos válidos, José Ronaldo tem 43,1% contra 39,9% de Zé Neto, 11,3% de Pablo Roberto e 5,6% de Capitão Alden.

Em um eventual 2º turno, José Ronaldo levaria vantagem sobre Zé Neto, com 46,6% dos votos contra 40,8% do petista, mas ainda no limite da margem de erro, de três pontos percentuais. As configurações de 1º e 2º turnos, apesar de parecidas, revelam cenários e possibilidades diferentes, segundo o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel.

“Se a gente fala do 1º turno, a maior chance de crescer é do Zé Neto, por ele capitalizar a rejeição ao Colbert (Martins, atual prefeito) e a transferência dessa rejeição ao Zé Ronaldo”, avalia Roman.

“No entanto, se a gente falar sobre o 2º turno a situação é diferente, porque se você olha o voto como está dividido do ponto de alinhamento ideológico, tem o PT apenas e do outro lado o PL e PSDB, sem muita chance de passar ao segundo turno. Beneficia mais Zé Ronaldo que Zé Neto” aponta o cientista, projetando uma convergência das forças antipetistas.

Apoio e rejeição

No entanto, as negociações políticas podem interferir nesse cenário. Se Capitão Alden já declarou seu apoio a José Ronaldo, Pablo Roberto, que se apresenta como terceira via, pode ser o fiel da balança. O tucano já se declarou aberto a apoios e nos últimos dias o governador Jerônimo Rodrigues tem feito acenos para sinalizar disposição de dialogar.

Caso a polarização se acentue, os votos de Pablo poderão definir a eleição, até mesmo no 1º turno, a depender da sua capacidade de transferência de votos e da resistência dos seus eleitores ao PT.

Na contramão de Pablo aparece o atual prefeito Colbert Martins (MDB), com uma rejeição de 72% do eleitorado e até o momento alijado do processo sucessório. A ausência do prefeito no lançamento da pré-candidatura de José Ronaldo causou polêmica na política feirense. Colbert alegou não ter sido convidado.

É preciso contextualizar que Colbert somente se tornou chefe do executivo municipal devido à renúncia de José Ronaldo, que deixou o cargo para disputar o Governo do Estado em 2018, sendo derrotado por Rui Costa, reeleito em 1º turno.

O ex-prefeito apoiou a reeleição de Colbert em 2020 e agora, ao que tudo indica, pretende voltar à prefeitura dissociando sua imagem da do atual gestor. Uma estratégia correta, segundo Andrei Roman, apesar da dificuldade de descolar a imagem de José Ronaldo do atual prefeito.

“Entendo que é interesse do José Ronaldo se separar do Colbert, por conta de uma avaliação extremamente ruim”, constata Roman, que acrescenta ser “impossível distanciar perfeitamente Colbert do José Ronaldo, simplesmente cancelar toda a história dessa trajetória política, como se nada tivesse acontecido antes”.

Pesquisa detalhada

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE coletou as respostas de 817 pessoas em 48 bairros de Feira de Santana entre os dias 12 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e a margem de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA 00586/2024.

 

 

Informações do jornal A Tarde / Foto: Divulgação e Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos