25 de Novembro de 2024

Sergio Moro escapa de cassação no TRE-PR por suposto abuso

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou duas ações que solicitavam a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil), acusado de abuso de poder econômico, caixa dois e uso indevido de meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022. O julgamento, que aconteceu de forma conjunta, resultou em um placar de 5 a 2 contra a cassação, e ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sessão foi interrompida na segunda-feira (8) após um pedido de vista do desembargador Julio Jacob Junior. Nesta terça-feira (9), Jacob votou a favor da cassação do mandato de Moro, destacando que o político foi o único pré-candidato a receber recursos significativos do fundo partidário para sua campanha ao Senado no Paraná, o que, segundo o magistrado, violou a igualdade de oportunidades preconizada pela lei da ficha limpa, da qual Moro foi um dos idealizadores. No entanto, o presidente do tribunal, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, defendeu a manutenção do mandato do senador.

A defesa de Moro negou as acusações, argumentando que não houve gastos excessivos. Os advogados afirmaram que as despesas realizadas entre novembro de 2021 e junho de 2022 não deveriam ser consideradas, pois o pré-candidato tinha aspirações políticas diferentes na época.

O relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou contra a cassação, destacando a falta de provas de irregularidades apresentadas pelo Partido Liberal (PL) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No entanto, o desembargador José Rodrigo Sade votou a favor da cassação do mandato de Moro e pela declaração de inelegibilidade dele e de Luiz Felipe Cunha por oito anos, além de propor novas eleições para o cargo de senador pelo Paraná.

A desembargadora Claudia Cristina Cristofani votou com o relator, enquanto o desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz votou contra a cassação, argumentando que o montante apresentado nos autos não é suficiente para caracterizar abuso econômico.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos