“A milícia tomou conta dos hospitais federais do Rio”, aponta Jorge Solla
Em defesa da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) denunciou a atuação de milicianos nos hospitais sob gestão federal no Rio de Janeiro. A fala do parlamentar ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), na Comissão de Saúde da Câmara.
Desde que assumiu o cargo, Trindade tem sofrido diversos ataques para ser demovida do comando do ministério, que tem sido alvo do chamado “centrão”, justamente por ser esta a pasta detentora do maior orçamento federal, com estimados R$ 218 bilhões em caixa.
A situação se agravou depois que o ministério anunciou uma portaria para centralizar compras e contratos, o que desagradou grupos políticos locais que, há décadas, brigam para controlar as unidades de saúde federais, além de serem alvos de investigações por corrupção.
Solla lembrou que, durante a passagem dele como secretário de Atenção à Saúde, no primeiro governo Lula, em 2003, já era forte a presença do crime organizado nos hospitais federais do Rio, o que, segundo apontou, teria se agravado na gestão do ex-presidente Bolsonaro.
“Já naquela época, há vinte anos, tivemos que adotar medida semelhante (centralizar compras e contratos). A primeira diretora administrativa de um dos hospitais pediu exoneração por telefone, depois de ameaçada por homens armados no semáforo”, lembrou Solla.
O deputado lembrou, ainda, que, naquela ocasião, a Polícia Federal fez uma investigação em todos os hospitais federais do Rio. “E encontrou fraudes e desvios em todos os serviços terceirizados contratados, de lavanderia, de alimentação, dentre outros”, disse Solla.
Segundo o deputado, a proximidade do governo Bolsonaro com grupos milicianos fez a prática avançar. “A milícia entrou com toda força nessas unidades. Não por acaso houve essa reação a uma decisão correta da ministra para combater desvio de recursos”, observa.
Por fim, o deputado manifestou solidariedade tanto à ministra quanto ao agora ex-secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães. “Todo apoio às medidas que precisam ser adotadas para tomar essas unidades das mãos do crime organizado”, concluiu.
Ultimas notícias
INSS começa hoje pagamento da folha de novembro
25/11/2024 09:00Moraes deve encaminhar denúncia contra 37 indiciados por tentativa de golpe de Estado nesta segunda
25/11/2024 08:30Yamandú Orsi, aliado de Mujica, vence eleições presidenciais e esquerda volta ao poder no Uruguai
25/11/2024 08:00MP denuncia presidente do Republicanos de Itamaraju por porte ilegal de arma de fogo e resistência à prisão
24/11/2024 10:44Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos