28 de Abril de 2024

Lula ataca Milei e Bolsonaro: ‘Extrema-direita raivosa e fascismo colocam a democracia em risco’

Na manhã desta sexta-feira (15), durante cerimônia de anúncio de investimentos do governo federal no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ataques a líderes de direita. Petista mencionou explicitamente figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente argentino, Javier Milei.

Lula comparou as políticas de seu governo com as do governo anterior, criticando a postura de Bolsonaro em relação aos governadores de estado, afirmando que estes “comeram o pão que o diabo amassou” sob sua gestão. Ele destacou a polarização e o ódio presentes na política global, alertando para o risco que isso representa para a democracia.

“A democracia está correndo risco no mundo”, afirmou Lula. “A política está tomada por um ódio que certamente a maioria de vocês nunca tinha vivido. Não estávamos acostumados a fazer política assim.” Ele ainda enfatizou que o ódio e a polarização são alimentados pela extrema-direita, representada por figuras como Bolsonaro e Milei.

“A gente não tem que brigar apenas com um governador ou com um presidente. A gente tem que brigar contra um pensamento perverso, malvado, que odeia”, ressaltou o ex-presidente. Lula também criticou Bolsonaro por sua postura e seu comportamento político, afirmando que o atual presidente vive de provocação e monta uma “fábrica de fake news” para evitar prestar contas de suas ações.

O evento marcou a apresentação do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê um investimento de R$ 29,5 bilhões ao longo do ano no estado gaúcho, em parceria com o setor privado, estados e municípios. Segundo o governo, durante o mandato de Lula, a estimativa é de um total de R$ 75,6 bilhões em investimentos no estado.

 

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos