28 de Abril de 2024

Projetos de Suíca que troca nome de praça para Maria Felipa e garante doulas em partos são sancionados pelo Executivo

De autoria do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), dois projetos de lei foram sancionados pelo Poder Executivo soteropolitano e já estão em vigor nesta quarta-feira (13). Uma das propostas é justamente a que muda o nome da Praça Visconde de Cairu para o da heroína da Independência Maria Felipa. A outra é a que permite a presença de doulas em partos e pós-partos imediatos, processo encampado por Suíca desde a primeira legislatura e que ajuda na construção de uma política de saúde mais humanizada.

Para o edil petista, as duas peças são fundamentais para a comunidade negra e periférica. “Primeiro que temos o orgulho de reconhecer Maria Felipa como heroína. Seu nome está no ‘Livro de Aço no Panteão da Pátria’, na capital federal. É preciso lembrar que esse projeto foi encampado por inúmeros artistas e influencers como uma forma de homenagear a heroína da Independência do Brasil na Bahia e de justificar sua luta por liberdade”, aponta.

Suíca é historiador e tem buscado garantir passos importantes para a consolidação da história e do reconhecimento de uma mulher guerreira que expulsou os portugueses invasores na base da surra de cansanção. “Temos a honra de ter proposto essa homenagem. É mais uma vitória do povo e do movimento negro e do povo brasileiro”, declara. O edil agradeceu todos que fizeram parte da campanha e da equipe do mandato que conseguiu, em tempo hábil, criar, apresentar e lutar pela mudança. 

“Além do de Maria Felipa, é importante dizer que o projeto da doulas é tão importante quanto, pois vai permitir a presença de doulas em partos e pós-partos imediatos. Outra medida que ajuda na construção de uma política de saúde mais humanizada”. Ainda conforme Suíca, esse projeto foi apresentado no início de sua primeira legislatura e foi sancionado após quase 11 anos”, completa.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos