27 de Abril de 2024

Deputado Robinson critica demissão de 60 trabalhadores pela Coelba; “ao invés de contratar, demite e piora serviço que já é ruim”

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12), as demissões em “massa” e o não cumprimento do acordo coletivo da Coelba com o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia). Segundo o parlamentar, entre janeiro e fevereiro foram demitidos 60 trabalhadores, número três vezes superior ao registrado no mesmo período dos últimos cinco anos, quando 20 trabalhadores teriam sido desligados da companhia de eletricidade. O líder da Federação PT, PC do B e PV também disse que na empresa o clima é de insegurança, pressão e ameaças de demissão, o que estaria afetando até a saúde mental dos trabalhadores.

“Ao invés de contratar mais pessoas pra poder oferecer um serviço de mais qualidade, a empresa está demitindo, sem critério, desrespeitando os acordos trabalhistas”, enfatizou Robinson. “É uma atitude inadequada da Coelba, num momento em que a sociedade exige um melhor serviço prestado por essa empresa, ela piora o serviço que já é ruim. É muito comum à falta de energia em todos os municípios baianos, aqui na capital mesmo nós assistimos a uma instabilidade no fornecimento de energia em pleno carnaval na Barra, com um apagão por 2 horas”, criticou.  

Segundo Robinson Almeida o Sindicato dos Eletricitários da Bahia noticiou o Ministério Público do Trabalho para que a empresa seja notificada a esclarecer os fatos, respeitar o acordo coletivo e interromper as demissões injustificadas.

“Há um acordo coletivo com o sindicato que precisa ser respeitado”, apontou o parlamentar, que coordena a subcomissão na Assembleia Legislativa responsável por acompanhar a Execução do Contrato de Concessão da Coelba e Demandas e Investimentos Represados pela companhia.

Privatizada em 1997, a concessão da Coelba vence em 2027. A companhia tem até agosto deste ano para pedir a renovação. A União tem até fevereiro de 2026 para se manifestar, do contrário a exploração do serviço de eletricidade na Bahia será renovado automaticamente em favor da Coelba Neoenergia.

Audiências Públicas x Coelba

Mais cedo, na Comissão de Infraestrutura na Assembleia Legislativa, por sugestão de Robinson, foi aprovada a realização de três audiências públicas relacionados à Coelba, que trataram da universalização da energia na zona rural, com a continuidade do Programa Luz para Todos; dos gargalos econômicos causados pela ausência de infraestrutura energética e da situação dos trabalhadores com vinculo com a Coelba. As discussões estão previstas para acontecer nos meses de abril, maio e junho. 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos