25 de Novembro de 2024

"Progressão continuada dos alunos está na contramão dos debates das conferências de educação", diz Marinalva Nunes

A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia - ACEB expressou sua preocupação com a recente publicação da Portaria 190/2024 pelo Governo do Estado da Bahia. Esta medida, assinada pela secretária de Educação da Bahia, introduz a chamada "progressão continuada" dos alunos, visando possibilitar avanços sucessivos sem interrupção ao longo do ano/série ou etapa.

Para a presidente da ACEB, Marinalva Nunes, é lamentável que, após os debates realizados nas Conferências municipais e estadual, coordenadas pelo Fórum Estadual e pelos Conselhos de Educação Estadual e Municipais, a discussão sobre a qualidade do ensino e a melhoria dos índices de aprendizagem na Bahia não priorize a valorização, capacitação e reconhecimento dos profissionais de educação. "É decepcionante constatar que, após todos esses debates, nas Conferências, os gestores optem por aprovar a progressão automática dos alunos, desconsiderando questões cruciais como a carência de docentes e pessoal de suporte pedagógico, nas escolas, os professores serem obrigados a lecionarem disciplinas para as quais não são habilitados, respeito às legislações que tratam da educação, da docência e do pessoal de suporte pedagógico, principalmente nas questões que envolvem piso, formação, carreira e a qualificação dos profissionais", critica Marinalva Nunes.

"É inadmissível que, enquanto profissionais que atuam diariamente nas escolas, testemunhemos casos de professores ministrando disciplinas para as quais não estão licenciados. A gestão deve priorizar a necessidade de convocação dos concursados e novo concurso público para regularização dos que hoje são contratados pelo Processo de Contratação Simplificada - REDA".

A presidente da ACEB enfatiza que a Portaria 190/2024 não apenas responsabiliza injustamente os professores pelos baixos índices de aprovação, mas também desrespeita todo o trabalho realizado até o momento na gestão da educação na Bahia. "Após todos os debates realizados com as Conferências, é crucial que o governador e os órgãos educacionais promovam novas discussões com a categoria, reconhecendo a insuficiência dos debates para entender realmente qual o problema da educação no estado."

"Nós, da ACEB, estamos presentes todas as terças-feiras na Assembleia Legislativa da Bahia, debatendo questões como o piso salarial dos professores, o plano de carreira, a necessidade de qualificação profissional e a paridade dos aposentados. O cumprimento dessas legislações é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino em nosso estado", ressalta Marinalva Nunes.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos