15 de Julho de 2024

Quase metade dos brasileiros acredita em “ditadura do Judiciário” e veem perseguição a Bolsonaro, aponta pesquisa

Quase metade dos brasileiros (47,3%) acredita que o Brasil vive sob uma “ditadura do Judiciário”, segundo pesquisa realizada pela AtlasIntel e divulgada nesta sexta-feira (9). O levantamento, que entrevistou 2.000 pessoas em todo o país, também aponta que 20,9% dos brasileiros discordam dessa visão e acreditam que o Judiciário cumpre seu papel corretamente.(Clique aqui e veja a íntegra da pesquisa).

Outros 16,7% dos entrevistados reconhecem que não existe uma “ditadura”, mas acreditam que muitos juízes “cometem abusos e ultrapassam suas atribuições”. Já 15,2% não souberam responder.

Perseguição política a Bolsonaro?

A pesquisa também abordou a questão das investigações judiciais sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para 42,2% dos entrevistados, Bolsonaro está sendo perseguido injustamente, enquanto 40,5% discordam dessa afirmação.

Bolsonaro será preso?

Questionados sobre a possibilidade de prisão de Bolsonaro ainda este ano, 38,2% dos entrevistados acreditam que isso acontecerá, enquanto 25,5% acreditam que não. 36,4% dos participantes não souberam responder.

Planejamento de golpe de Estado?

A AtlasIntel também perguntou aos entrevistados se as buscas da Polícia Federal que identificaram uma carta em que Bolsonaro planejava declarar Estado de Sítio após a organização do 2º turno das eleições presidenciais comprova o planejamento de um golpe de Estado. Para 46,5% dos entrevistados, a resposta foi sim, enquanto 36,8% responderam não. 16,6% não souberam responder.

Metodologia

A pesquisa foi realizada de maneira digital e aleatória com respondentes de 16 anos ou mais das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais) para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos