27 de Abril de 2024

Embasa fornece água para Wanderley e Muquém do São Francisco por sistemas alternativos após temporal

Os municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco, no Oeste da Bahia, já estão recebendo água tratada após o temporal de sexta-feira (26), graças a sistemas emergenciais implantados hoje (28) pela Embasa. A chuva intensa que caiu na região havia deixado submersa a principal estação elevatória de água tratada e o sistema integrado que atende os dois municípios parou de operar. 

Ontem (27), o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério, precisou usar um barco para chegar à estação. "O acesso estava completamente alagado. Não conseguimos passar de trator porque o nível da água estava muito alto. Finalmente, conseguimos um barco que nos levou até a elevatória. Todos os equipamentos, incluindo bombas e painéis elétricos, foram molhados e precisarão ser reparados ou substituídos", relat

Como a elevatória precisa ser totalmente reequipada, o que leva tempo, a força-tarefa montada pela Embasa avaliou alternativas emergenciais. Em Wanderley, a solução foi captar água de um poço da prefeitura, que é tratada e direcionada ao sistema do município. No caso de Muquém, a Embasa implantou um novo trecho de tubulação para levar água diretamente para o reservatório, sem passar pela elevatória alagada.

"Estamos com nossas equipes técnicas e sociais em campo, junto com a população e o poder público dos dois municípios neste momento de emergência", declara o presidente da Embasa, Leonardo Góes. "As pessoas precisam de água tratada com urgência, e a Embasa está trabalhando por isso com o máximo de empenho". 

Ações sociais e humanitárias – Além de retomar o abastecimento de água rapidamente, a Embasa está atuando em diversas frentes para ajudar a população e as prefeituras nesse momento difícil. A empresa disponibilizou caminhões hidrojato para lavagem das ruas e dos imóveis tomados pela lama e enviou cem cestas básicas para distribuição aos desabrigados. Os colaboradores da Embasa também estão engajados em campanhas de arrecadação e distribuição dos itens básicos, em parceria com as prefeituras.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos