27 de Abril de 2024

Simulado preparatório para atendimento de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas no carnaval acontece na quinta-feira (01)

Quem passar pelo Farol da Barra às 11h da próxima quinta-feira (01) poderá acompanhar de perto a realização de um simulado preparatório para atendimento às ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval. A inciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, coordenada pelo SAMU, e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, visa o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais, capacidade de comunicação e respostas, além do entrosamento para atuação conjunta dos serviços de saúde e demais órgãos envolvidos na folia momesca.

Para a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, a atividade preparatória é de suma importância para qualificar o atendimento. "Com essa ação podemos analisar o funcionamento do nosso trabalho em situações de extrema pressão, entender o que planejamos, colocar em prática, testar seu funcionamento e termos conhecimento daquilo que podemos melhorar em estratégias de salvamento, para fazermos um trabalho assertivo", destacou.

Os profissionais envolvidos simularão o atendimento de 50 foliões após terem sido atropelados por um trio elétrico sem freio. Durante a atividade serão utilizadas cinco motolâncias e 10 ambulâncias do SAMU para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas e encaminhamento para UPAs e hospitais.

"Nossa equipe está em constante aprimoramento para que possamos proporcionar o melhor atendimento aos foliões", afirmou Ivan Paiva, coordenador do SAMU.

Diversos órgãos estão envolvidos na megaoperação simulada, como o próprio SAMU, SESAB, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil, Polícia Técnica, Stelecom, Graer, Vigilância Sanitária e Ambiental, entre outros.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos