Aplicativo ‘Celular Seguro’ bate 1 milhão de usuários em duas semanas
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou nesta segunda-feira (1/1) que o aplicativo Celular Seguro, lançado há cerca de duas semanas, já conta com mais de 1 milhão de usuários. No mesmo período, o sistema registrou 7.005 alertas por roubo, furto ou perda.
O MJSP considera a adesão da população ao programa um sucesso. O aplicativo permite o bloqueio ágil do dispositivo, evitando que ele seja vendido ou usado para golpes financeiros.
“O Celular Seguro vem se mostrando uma ferramenta de combate efetivo a um dos principais crimes presentes no dia a dia das cidades. Temos ações contra o crime organizado, contra os crimes violentos letais intencionais, mas também contra o roubo e furto de celulares. Atuamos em todas as frentes pela redução da violência no país”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli.
O sistema é disponibilizado para aparelhos celulares com sistema operacional iOS (Apple) e Android (Google). Ele é fruto de uma parceria entre o MJSP, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e diversas instituições financeiras e outras entidades.
As instituições financeiras prometem bloquear todas as operações dos seus clientes de 10 a 30 minutos após a comunicação da ocorrência através do aplicativo.
Como acessar o aplicativo
O app está disponível desde o dia 19 de dezembro. Em caso de perda, roubo ou furto, o usuário pode acessar o programa pela internet por meio de um site ou através de outro aparelho ou através dos contatos cadastrados como pessoas de confiança.
O objetivo do aplicativo é reduzir a incidência de roubos e furtos de celulares no país.
No sistema é possível cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, que acionadas pelo usuário poderão informar a ocorrência realizando o bloqueio temporário do aparelho. O aplicativo, após o registro, gera um número de protocolo que será utilizado para atendimentos posteriores em bancos e operadoras de telefonia.
Para o primeiro cadastro do aparelho, o usuário precisa ter acesso ao telefone e possuir número de CPF. Ele deve entrar na plataforma digital do governo federal, o gov.br, através do site celularseguro.mj.gov.br.
Informaçõess da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução
Ultimas notícias
Tendência do PT lança Liu Durães, militante do MST, para a presidência do PT da Bahia
10/03/2025 15:00Bruno Reis empossa novos secretários da Semop e Semge e superintendente da Transalvador
10/03/2025 14:00Lula indica advogada de Geisi ao STM, mas demitiu 3 ministras
10/03/2025 12:00Clarindo Silva lidera manifestação pela revitalização do Centro Histórico de Salvador
10/03/2025 11:30Transição energética chega às escolas estaduais da Bahia
10/03/2025 11:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos