26 de Novembro de 2024

Mauricio Bacelar, Jacó e Olivia Santana prestigiam lançamento da pré-candidatura de Marcelo Carvalho a vereador de Salvador

O secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, o ex-deputado estadual Jacó (PT), o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacelar, e a deputada estadual Olivia Santana (PCdoB) participaram nesta sexta-feira (22) do lançamento da pré-candidatura a vereador do presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho. 

O anúncio ocorreu informalmente, durante um café da manhã na sede do Sindicato dos Condutores em Transporte Rodoviário de Cargas Próprias do Estado da Bahia (Sintracap-BA), no Centro, e com dezenas de lideranças comunitárias e oriundas do movimento sindical. 

Marcelo Carvalho, que também preside o Conselho Estadual Tripartite Paritário de Trabalho e Renda (Ceter), ligado à Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Estado (Setre-BA), informou que organizou a confraternização de fim de ano “para agradecer aos companheiros e companheiras que estiveram juntos o ano inteiro na militância sindical e na política partidária”. 

"Em primeiro lugar, quero expressar minha profunda gratidão a vocês que carregam o nosso nome. Pra mim, é muito importante estar ao lado de vocês nesse processo que promete ser muito acelerado. Estou me lançando como pré-candidato porque acredito na política como transformação social e a única possibilidade real que os trabalhadores têm de ocupar os espaços de poder. A política coloca o pão na mesa e também retira, a política dá educação e retira educação. Não existe nada mais sensível que a política", declarou Marcelo.

Jacó, Bacelar e Magno fizeram um balanço de 2023 e traçaram perspectivas para 2024. "O ano foi muito bom, com a posse de Lula e Jerônimo, e a lembrança do presidente em convocar Magno para auxiliá-lo em Brasília. No turismo também temos muito o que comemorar. Nosso desafio em 2024 é eleger Marcelo Carvalho vereador. O seu trabalho na UGT-BA lhe dá a legitimidade para representar na Câmara Municipal de Salvador a luta do povo por melhores condições de trabalho, igualdade e salários", disse Bacelar.

O ex-deputado Jacó, que veio do sertão, comentou a desigualdade em Salvador e falou sobre a importância de ver o povo representado na política e nos espaços de poder. "Quando a gente vem morar aqui, é que a gente vê onde o povo negro está. A desigualdade e o desprezo continuam muito fortes. Precisamos colocar o nosso povo para disputar os espaços de poder. Marcelo tem a compreensão da política e do social, representa um projeto da luta coletiva do movimento sindical".

O secretário Magno Lavigne, do MTE, disse que "desde 2016 que a gente disputa [eleições] no sentido de construir, e agora temos as melhores condições de chegar à Câmara Municipal". Segundo ele, "Marcelo é referência e representa uma candidatura coletiva, de movimento social, dos trabalhadores e das igrejas". 

Filha de mãe doméstica e pai marceneiro, a deputada Olivia Santana fez um apelo à classe trabalhadora para "entender a força que tem" e a importância da consciência política. "Qual modelo de cidade que a gente quer? A capital da Bahia precisa ser mais bem cuidada. Nesse sentido, quero defender o nome de Marcelo Carvalho para uma cadeira na Câmara, que não pode ser o espaço do negócio, nem servir à especulação imobiliária". A parlamentar lembrou que até 2014 o movimento sindical era representado por 83 mandatos na Câmara Federal, número reduzido para 36 atualmente.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos