26 de Novembro de 2024

Sinjorba se solidariza com Cintia Kelly e defende liberdade da imprensa

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) se solidariza com a colega Cintia Kelly, que nessa quinta-feira (21) foi, por duas vezes, tratada rispidamente, na ação de exercício profissional, enquanto entrevistava o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O fato ocorreu durante anúncio da candidatura de Geraldo Junior (MDB) à Prefeitura de Salvador, em 2024, como representante da base governista.

Nas duas situações, o chefe do executivo baiano mostrou irritação com as perguntas da repórter, que simplesmente buscava apurar se havia desgaste ou aresta com a escolha de Geraldo Junior, uma vez que alguns pré-candidatos de outros partidos da base não estavam participando do referido anúncio. Perguntas normais da cobertura política.

Para o Sinjorba, não cabe ao entrevistado definir o que um repórter deve perguntar. O exercício do poder, na esfera que for, exige do representante político a serenidade e paciência necessárias para lidar com o contraditório e com questionamentos que não o agradem. Mas há diversas maneiras de agir nessas situações e o governador escolheu a pior delas.

O Brasil vive um momento de afirmação do ambiente democrático e da possibilidade de a imprensa cumprir seu papel constitucional sem filtros políticos e sem medo. Trabalhamos sob a égide de um rígido código de ética, que exige do jornalista responsabilidade e compromisso com a verdade e a imparcialidade. Por nossa vez, exigimos dos representantes políticos cuidado com a liberdade de imprensa, atenção às suas obrigações de transparência para com o público e respeito para com os profissionais.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos