28 de Abril de 2024

IBAMETRO realiza Operações Especiais para garantir a segurança e qualidade dos produtos natalinos

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) está comprometido em assegurar a segurança e a qualidade dos produtos consumidos durante as festas de fim de ano. Duas operações especiais foram realizadas, a Operação Natal voltada para pré-medidos, que foi concluída nesta terça-feira (19), e a Operação Natal Seguro, focada em brinquedos, bicicletas de uso infantil, luminárias tipo mangueiras natalinas e luminárias tipo pisca-pisca natalinas.

Na Operação Natal, as equipes do IBAMETRO intensificaram as fiscalizações nos aspectos quantitativo e formal de produtos alimentícios consumidos nas festas de fim de ano, incluindo panetones, nozes, espumantes, aves, entre outros. Além disso, a conformidade na comercialização de produtos de decoração natalina também foi verificada.

Thales Dourado, Diretor-Geral do IBAMETRO, destacou a importância dessas operações. "O IBAMETRO trabalha para garantir que os consumidores baianos tenham acesso a produtos de qualidade e seguros durante as festividades. As operações de Natal são uma iniciativa fundamental para assegurar que os produtos estejam em conformidade com as normas estabelecidas, proporcionando segurança e tranquilidade aos consumidores."

Mais de 240 produtos utilizados para a preparação das festividades foram fiscalizados, resultando em 30% de reprovação. As maiores autuações ocorreram na comercialização de aves e carnes natalinas, como peru, chester, tender e queijo Reino, tanto no aspecto quantitativo quanto no exame formal.

Gildásio Rocha, Diretor de Regulação de Mercado do IBAMETRO, oferece uma dica técnica voltada para o Natal. "Ao adquirir produtos para as festas, é fundamental verificar as informações de peso líquido e demais características indicadas na embalagem. Além disso, ao utilizar luminárias natalinas, atente-se às tomadas e instalações elétricas para garantir um ambiente seguro e alegre."

As ações foram realizadas em Salvador, região metropolitana e interior do estado.

As empresas autuadas terão um prazo de 10 dias para recorrer, e qualquer consumidor que se sinta lesado pode entrar em contato com o IBAMETRO através do número 08000711888 para registrar denúncias, que serão apuradas tanto na capital quanto no interior do estado.

O IBAMETRO, órgão delegado do Inmetro na Bahia, é uma autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia que tem como objetivo garantir a qualidade, segurança e conformidade dos produtos comercializados, visando o bem-estar e a tranquilidade dos consumidores baianos.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos