28 de Abril de 2024

Seminário Internacional discute formas de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais no estado

No próximo dia 20 de dezembro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e os órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo, promove, em parceria com a BRACELL BAHIA, o 3º Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais do Estado da Bahia. O evento, que ocorre das 08h às 18h, no Auditório Lúcia Alencar da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, garante a certificação para os participantes. As vagas são limitadas e gratuitas [INSCRIÇÕES AQUI].

O seminário busca trabalhar de forma educativa fortalecendo o processo de conscientização quanto à prevenção, despertando o senso crítico dos participantes, propondo um espaço para debate, disseminação de estudos, experiências sobre o manejo integrado do fogo no Brasil e em Portugal, além de tecnologias e inovações sobre monitoramento e combate aos incêndios florestais.

Haverá ainda durante o evento uma consulta pública digital, onde cada autor que lida com incêndios florestais poderá contribuir com opiniões, críticas, sugestões e/ou iniciativas que possam ser replicadas através do Plano de Ações Preventivas, um documento que vem sendo elaborado pelo Governo do Estado, por intermédio do Programa Bahia Sem Fogo.
O seminário vem sendo realizado desde 2019, diante da necessidade de se discutir temas que vão desde as ações e experiências sobre prevenção desenvolvidas por outros estados a questões que envolvem inovação e tecnologias adotadas no monitoramento e combate aos incêndios florestais no Brasil e em Portugal. 

O público-alvo será formado pelo Subcomitês de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste e da Chapada, comunidade em geral e possíveis agentes multiplicadores, entre estes, gestores e representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, gestores de unidades de conservação, organizações não governamentais, brigadistas, produtores rurais, operadores de turismo, guias locais, agentes comunitários de saúde, professores de escolas municipais, estaduais e federais, representantes de universidades e institutos de pesquisa, sindicatos rurais de produtores e trabalhadores rurais, assim como outros atores que possam ser identificados como formadores de opinião e multiplicadores das ações. 

Incêndios Florestais

Os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados no país. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o Brasil entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, as queimadas e incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais e aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade. 
O Programa Bahia Sem Fogo tem intensificado as ações integradas que buscam minimizar os efeitos danosos causados pelos incêndios florestais em todo território do Estado da Bahia, por meio das campanhas anuais de prevenção em rádios, carro de som, distribuição de folder, panfletos, palestras, oficinas, seminários, participação em eventos de grande proporção, sempre abordando temas relacionados à prevenção e os cuidados com o uso do fogo durante os períodos mais secos do ano. 
O Bahia Sem Fogo é um programa multi-agências, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, de modo a prevenir, monitorar, combater e fiscalizar os incêndios florestais em todo território baiano, com vistas a diminuir a emissão de gases do efeito estufa, protegendo a biodiversidade e preservar vidas. 
Fazem parte do Programa o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Casa Militar do Governador (CMG), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, Superintendência de Defesa Civil do Estado (SUDEC), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e a Casa Civil. O Programa ainda conta com a colaboração, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atuam ativamente em parceria com o estado no controle dos incêndios em áreas de proteção ambiental federal.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos