Congresso Municipal aprova pré-candidatura de Kleber Rosa à prefeitura e elege Larissa Barros nova presidenta do PSOL Salvador
O Congresso Municipal do PSOL Salvador, realizado neste domingo (17), no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores (CMS), aprovou a pré-candidatura de Kleber Rosa à prefeitura de Salvador e, como vice na chapa, Miralva Alves Nascimento, mais conhecida como "Dona Mira", mulher negra, feminista, antirracista, e liderança do movimento de luta por moradia.
O Congresso elegeu também a nova presidência do Diretório da capital baiana que ficará, nos próximos três anos, sob o comando da feminista e antirracista, Larissa Barros, filha da liderança Cris Barros, ex-presidenta do PSOL Salvador, e dirigente do "Coletivo Independentes", corrente interna do PSOL, grupo mais votado nas plenárias municipais e dirigido por Elze Facchinetti e pelo professor Franklin Oliveira.
Kleber Rosa é cientista social, ativista do movimento negro, mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, atual coordernador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), e ex-candidato a governador da Bahia pelo PSOL nas eleições de 2021. O psolista celebra a aprovação interna do seu nome para disputar a prefeitura de Salvador e destaca que "a campanha terá como "tom" desmascarar as gestões carlistas "e mostrar que a cidade dirigida e liderada por ACM Neto, que hoje tem Bruno Reis na titularidade, é produtora de desigualdades, é responsável pela pobreza do nosso povo".
Kleber Rosa salienta que "uma parcela expressiva da população de Salvador está sofrendo com a insegurança alimentar, com a violência, com o déficit habitacional, com o sucateamento dos serviços públicos fundamentais". O psolista pontua que a capital baiana possui a tarifa de transporte mais cara do Nordeste e é a capital nacional do desemprego.
"Sou uma educadora popular, mãe solo, e do movimento Sem Teto. Nós mulheres negras fazemos a diferença na luta política. Sentimos na pele a dor da vulnerabilidade social, sofremos juntas e adoecemos juntas. Vou completar 65 anos e continua sonhando com uma Salvador melhor, mais humana e mais inclusiva", ressaltou Dona Mira, pré-candidata a vice-prefeita de Salvador pelo PSOL.
Larissa Barros é uma mulher negra, mãe solo, graduada em Comunicação Social e oriunda de uma família de mulheres nascidas e criadas no Engenho Velho de Brotas. " Vamos fortalecer o partido na cidade mais negra fora da África lançando um candidato a prefeito com condições reais de disputa e uma chapa forte de vereadores para colocar na pauta municipal as propostas históricas defendidas pelo partido”, salienta a recém-eleita presidenta do PSOL Salvador.
A ex-candidato ao Senado pelo PSOL, Tâmara Azevedo, destaca que retirou a pré-candidatura à prefeitura de Salvador para apoiar Kleber Rosa por acreditar na capacidade e no potencial político do psolista e frisa a importância da "unidade" do partido. "Estou muito feliz com o resultado que nós tivemos hoje no partido. Pela primeira vez o partido saiu fortalecido, unificado, uma estratégia poderosa para as eleições municipais e, com certeza, vai nos possibilitar um crescimento significativo e uma melhor representação da nossa população", enfatiza Tâmara Azevedo.
Ultimas notícias
Utinga é destaque e receberá R$ 3,25 milhões para construção de casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
25/11/2024 13:46INSS começa hoje pagamento da folha de novembro
25/11/2024 09:00Moraes deve encaminhar denúncia contra 37 indiciados por tentativa de golpe de Estado nesta segunda
25/11/2024 08:30Yamandú Orsi, aliado de Mujica, vence eleições presidenciais e esquerda volta ao poder no Uruguai
25/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos