26 de Novembro de 2024

Pedro Tavares ressalta luta por demandas dos agricultores e cobra do Governo medidas contra à seca

Ao participar da audiência conjunta, entre as comissões de Agricultura e Infraestrutura, na Assembleia Legislativa da Bahia, hoje (12/12), o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), ressaltou a sua luta e de demais parlamentares para atender as demandas dos agricultores e também os apelos para que o Governo do estado agilize as providências, em relação aos prejuízos da forte estiagem no estado.

Na reunião, o deputado criticou a falta de iniciativa prévia do Governo do estado, em relação ao sofrimento causado pela seca no estado. Mais de 130 municípios já decretaram estado de emergência por conta da falta de chuva e conforme entidades que representam os produtores, foram contabilizados 107 mil animais mortos.

“Há duas semanas solicitei ao Governo do estado que fosse instalado um comitê de enfrentamento à seca para que ocorressem ações integradas, junto às entidades a fim de minimizar os impactos da estiagem no estado. Estamos vendo com muita preocupação o que está ocorrendo em todas as regiões do estado, com muitos prejuízos a todos. Vi aqui que alguns anúncios estão sendo feitos. Diante disso, espero que sejam realmente efetivadas essas ações, pois o El Niño já estava previsto há mais de seis meses, portanto essas questões já deveriam ter sido implementadas há muito mais tempo para que a população não sofresse tanto”, enfatizou.

Segundo Tavares, os efeitos da seca impressionam, até mesmo regiões que não costumavam passar pelo fenômeno, mas que hoje estão sendo bastante atingidas, com perdas na agricultura, pecuária e o aumento das queimadas.

 Resultados 

Após muitos pedidos enviados ao Governo e debates com vários órgãos, alguns resultados referentes as questões dos produtores irrigantes, foram alcançados sendo comemorados, durante a audiência. Foi confirmado o anúncio da reabertura do escritório do Inema em Irecê, além da celeridade nos processos de outorga d’água, a revogação da portaria 420 do Ingá e a manutenção do benefício da dupla tarifa.
“Desde o fechamento do escritório do Inema há seis anos, eu vinha cobrando a reabertura e essa busca foi fortalecida nessa legislatura, junto ao deputado Ricardo Rodrigues. Agora estamos vendo com muita alegria que essa luta se transformou em realidade, pois a região precisava muito da reativação do escritório do Inema, além das demais ações aqui hoje anunciadas. Tudo isso que foi aqui anunciado era um sonho e uma necessidade da região de Irecê”, afirmou.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos