Mutirão para prevenção e encaminhamento de casos suspeitos de câncer de pele realizou mais de 1400 atendimentos na Bahia
Em uma ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Bahia (SBD-BA) realizada no último sábado (02), 1.452 atendimentos foram realizados no Mutirão do Dezembro Laranja, para prevenção e encaminhamento de casos suspeitos de câncer de pele.
No mutirão, os pacientes foram examinados em busca de lesões suspeitas da doença. Os casos suspeitos foram encaminhados para biópsia ou cirurgia.
Alguns pacientes tiveram a remoção já realizada no mesmo dia do mutirão e receberam orientações de como se prevenir contra a doença.
“O mutirão foi um sucesso no Brasil e na Bahia. Na Bahia muitos hospitais aderiram e o número de atendimentos foi muito grande, acima do esperado. A campanha foi um sucesso”, apontou a Dra. Lorena Marçal, Presidente da SBD-BA.
Os dados oficiais sobre o número de casos suspeitos detectados ainda estão em análise e serão divulgados em breve.
Todos os anos, no primeiro sábado de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove esse mutirão de atendimento gratuito, em todo o país. No ano que vem o mutirão já tem data para acontecer: dia 07 de dezembro de 2024.
Neste ano na Bahia os atendimentos foram realizados em três municípios em seis unidades de saúde: Cican, Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Izabel e Hospital Aristides Maltês, em Salvador; Policlínica Regional de Saúde de Feira de Santana; e Centro Universitário de Atenção à Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), em Vitória da Conquista.
“Este ano tivemos recorde de atendimentos e também recorde de médicos dermatologistas voluntários. O sucesso da campanha se deu principalmente pelo apoio dos veículos de comunicação, que fizeram um belíssimo trabalho nos ajudando a divulgar o mutirão. Meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos”, declarou a Dra. Maria Clara Gordiano, Coordenadora regional da Campanha do Dezembro Laranja 2023.
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos