26 de Novembro de 2024

SDE celebra lançamento do Atlas de Hidrogênio Verde da Bahia

O Governo do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através do Senai CIMATEC, lançou neste sábado (02) o primeiro Atlas de Hidrogênio Verde do Mundo. O ato aconteceu no stand da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. O documento apresenta um mapeamento detalhado das potencialidades para a produção de hidrogênio verde no Estado, explorando recursos renováveis para sua geração, consolidando a Bahia como referência global no setor de energias limpas. 

Presente na comitiva baiana na COP28, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou o potencial da Bahia. "O Atlas de Hidrogênio Verde é um passo significativo para o desenvolvimento sustentável. Ele posiciona a Bahia como um líder na transição para uma economia de baixo carbono, abrindo portas para investimentos verdes e oportunidades de emprego na região. Esta iniciativa reforça nosso compromisso em mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover soluções inovadoras para um futuro mais sustentável", disse. 

O gestor também falou sobre os Atlas Eólico e Solar, que contribuíram para a consolidação do estado na liderança da produção de energia renovável. “Não posso deixar de registrar a emoção muito grande, quando os nossos ex-governadores, Jaques Wagner, que foi responsável pelo Atlas Eólico, e Rui Costa, responsável pelo Atlas Solar, juntos com o Governador Jerônimo Rodrigues, entregaram aqui em Dubai, na COP28, o Atlas do Hidrogênio Verde, o combustível do futuro. A Bahia e o Brasil pautaram esse momento e a gente tem muito orgulho de estar participando ativamente deste processo”, concluiu, destacando o papel dos demais órgãos envolvidos.  “É importante também agradecer ao presidente da CNI, Ricardo Alban, ao presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, e a toda equipe do sistema”, finalizou. 

A comitiva do Governo do Estado na COP também conta com a presença do secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré; e do superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães. 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos