28 de Abril de 2024

Na COP28, Governo da Bahia lança o 1º Atlas de Hidrogênio Verde do mundo

Foi lançado neste sábado (2/12), pelo Governo da Bahia, no estande da Confederação Nacional da Industria (CNI), na Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, o 1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo. A ocasião também proporcionou a apresentação do potencial da Bahia para a produção desta forma inovadora de energia limpa a investidores internacionais. Destaca-se sua significativa capacidade de contribuição na luta contra as mudanças climáticas.

O Atlas H2V Bahia é o resultado de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o SENAI/CIMATEC para a elaboração de estudos visando subsidiar a formulação de políticas públicas georreferenciadas com o intuito de viabilizar a implantação de uma economia do Hidrogênio Verde no estado da Bahia.

O anúncio do lançamento do Atlas do H2V da Bahia visa publicizar, para todos os stakeholders (financiadores, empreendedores, organizações de pesquisa e tecnologia, entidades governamentais e ambientalistas) envolvidos na promoção, fortalecimento e consolidação da cadeia produtiva do hidrogênio verde, um conjunto de informações claras e precisas, proporcionando oportunidades para estabelecer parcerias e colaborações internacionais para a produção do hidrogênio verde no Estado.

Ao lado da comitiva do Governo Estado em Dubai, o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins classificou o momento como histórico. “Mais um dia histórico para a Bahia! Esse lançamento é fruto de muito trabalho e aproveito a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos nessa grande missão que se concretiza hoje. Na realidade eu falo que se concretiza, mas é apenas o começo dessa nova jornada da Bahia como uma das pioneiras nesse mercado do Hidrogênio Verde. Continuemos focados nessa gratificante missão de impulsionar projetos ecológicos, econômicos e socioambientais por uma Bahia Mais Verde”, disse o secretário. 

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante na natureza e importante insumo na indústria em geral. Atualmente, mais de 90% do hidrogênio é obtido a partir de reforma a vapor do gás natural com emissões de carbono. Essa fonte já é utilizada há mais de um século pela indústria química (fertilizantes, metanol, entre outros) principalmente a partir do gás natural (fóssil). Com o crescimento de renováveis como solar, eólica e biomassa, além da já tradicional hidrelétrica, surge o hidrogênio verde – H2V (sem emissão de carbono), com alta densidade energética e baixo ou nulo carbono a partir dos processos de eletrólise e reforma da biomassa.

O H2V atenderá aos tradicionais mercados de fertilizantes, refino e outros usos (gases industriais e hospitalares), e a novos mercados, nos segmentos de transporte, geração elétrica, armazenamento de energia, processos industriais, transportes pesados, aviação, aquaviário, siderurgia, fertilizantes, entre outros. Possui, portanto, importante papel na estratégia para alcançar a descarbonização de indústrias que dependem do uso de combustíveis fósseis e a neutralidade climática proposta para 2050 pelo Acordo de Paris.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos