PEC do STF: A reação de Jaques Wagner após receber o recado dos ministros do Supremo
O senador Jaques Wagner (PT-BA) votou favoravelmente à proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas na Suprema Corte. De acordo com a colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde, colunista do Estadão, os ministro do Supremo avaliam que o endosso de Jaques Wagner à PEC é uma “traição rasteira”.
Wagner justificou o voto como “estritamente pessoal”. Ele disse que a PEC é necessária para garantir o equilíbrio entre os poderes.
A decisão de Wagner causou polêmica. Ministros do STF criticaram o voto do senador. Integrantes do tribunal chegaram a telefonar para a cúpula do governo para cobrar explicações.
Eis a declaração de Jaques Wagner:
Esclareço que meu voto na PEC que restringe decisões monocráticas do STF foi estritamente pessoal, fruto de acordo que retirou do texto qualquer possibilidade de interpretação de eventual intervenção do Legislativo. Como líder do Governo, reafirmei a posição de não orientar voto, uma vez que o debate não envolve diretamente o Executivo.
Reforço aqui meu compromisso com a harmonia entre os Poderes da República e meu total respeito ao Judiciário e ao STF, fiador da democracia brasileira e guardião da Constituição.
Inrformações da Gazeta Brasil / Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
Com trecho duplicado, requalificação da Av. Jorge Amado garante mais fluidez ao trânsito entre Imbuí e Boca do Rio
18/07/2025 12:00Defesa de Bolsonaro diz que recebe com ‘surpresa e indignação’ medidas cautelares contra ele
18/07/2025 10:16Na missa de aniversário de Zé Ronaldo, ACM Neto diz que todo líder político da Bahia quer seu apoio e ironiza PT
18/07/2025 08:40Mega-Sena não tem acertador; prêmio vai a R$ 25 milhões
18/07/2025 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos