29 de Abril de 2024

Brasil segue ONU e não classifica Hamas como terrorista, diz Paulo Pimenta

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (11) que o Brasil segue a posição da ONU ao não classificar o Hamas como grupo terrorista.

“O Brasil, historicamente, sempre respeitou e acompanhou a posição do conselho”, disse o ministro à GloboNews.

Mais cedo, após pressão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo à comunidade internacional e a ONU sobre a situação de crianças feitas reféns em meio ao conflito entre Israel e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, no Oriente Médio.

O governo Lula tem se valido da alegação de “neutralidade” para justificar a negativa em classificar o Hamas como terrorista.

O petista pediu uma “intervenção internacional humanitária” na região. Além disso, pela primeira vez, Lula citou o Hamas, responsável pelo ataque terrorista a Israel.

Desde o início do conflito no fim de semana, o governo foi criticado pela oposição por não ter mencionado diretamente o Hamas quando condenou os ataques terroristas. Nos comunicados, Lula e o Itamaraty apenas condenavam os ataques, pediam o cessar-fogo, defendiam a existência do estado de Israel e o Palestino, mas não citavam nominalmente o grupo extremista, o que abria margem para as críticas.

O Brasil segue a lista da ONU, que não classifica o Hamas como grupo terrorista. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão e União Europeia chamam o grupo armado que controla a Faixa de Gaza de terrorista.

Ainda nesta quarta, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que uma eventual condenação política ao Hamas pelo ataque a Israel será tratado no Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo Brasil desde 1º de outubro. O mandato tem duração de apenas um mês.

 

Informações da Gazeta Brasil / Valter Campanato/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos