27 de Abril de 2024

CPI das Pirâmides Financeiras indicia 45 pessoas, incluindo Ronaldinho Gaúcho

O relatório da CPI das Pirâmides Financeiras, apresentado pelo deputado Ricardo Silva (PSD-SP), propõe o indiciamento de 45 pessoas, incluindo os sócios da 123milhas, Ramiro e Augusto Madureira, e o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.

O relatório, que tem mais de 500 páginas, baseia-se em quebras de sigilo e depoimentos dos envolvidos em práticas comerciais abusivas. Além disso, o documento propõe projetos de lei e indicações ao Poder Executivo para prevenir a ocorrência de problemas semelhantes no futuro.

A comissão foi criada em junho para investigar pirâmides financeiras que utilizam criptomoedas para atrair vítimas. O relatório abrange os esquemas envolvendo o “Faraó do Bitcoin”, Atlas Quantum, Braiscompany e 18K Ronaldinho.

O caso da 123milhas, que interrompeu a emissão de bilhetes em agosto, também foi investigado. Na visão do relator, esse caso está relacionado aos esquemas de pirâmides financeiras.

Segundo o relatório, os sócios da 123milhas, já cientes da derrocada da empresa, desviaram ativos para si e para seus parentes, inclusive o pai dos irmãos administradores da empresa. O relatório pede o indiciamento de Ramiro e Augusto pelos crimes de estelionato, gestão fraudulenta, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Ronaldinho Gaúcho foi investigado na comissão por um suposto esquema de pirâmide que prometia até 400% de lucro por mês por meio do investimento em criptomoedas. Em depoimento à CPI, o ex-jogador e o irmão dele, Roberto de Assis Moreira, negaram o envolvimento com fraudes.

No entanto, para o relator, é “indefensável a tese de que Ronaldo de Assis Moreira e Roberto de Assis Moreira não sabiam que a 18K Ronaldinho e a 18k Watches não se tratasse de um esquema fraudulento”.

Eles são suspeitos de “difundir e manter 18K Watches e 18K Ronaldinho, empresas que se revelaram verdadeiros esquemas criminosos de captação de vítimas para obtenção de vantagens ilícitas, através de promessas irreais de alta rentabilidade. Além disso, a empresa, equiparável a instituição financeira, uma vez que negociava criptoativos, foi operada de forma fraudulenta e sem autorização das autoridades competentes”, diz o relator.

Com isso, Silva pede que Ronaldinho e o irmão dele sejam indiciados pela prática de estelionato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e operação de instituição financeira sem autorização.

 

Informaçõess da Gazeta Brasil / Foto: TV Câmara/Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos