27 de Abril de 2024

Israel declara oficialmente guerra ao Hamas

O Conselho de Segurança de Israel, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, aprovou oficialmente o estado de guerra no país, o que permite ao Exército israelense realizar “atividades militares significativas” no âmbito da guerra com o grupo terrorista Hamas.

A decisão, anunciada no domingo, autoriza formalmente “a adoção de medidas militares importantes”, segundo comunicado. “A guerra que foi imposta ao Estado de Israel por um ataque terrorista assassino a partir da Faixa de Gaza começou ontem às 6h”, acrescentou.

A decisão, necessária para agir de acordo com a Lei Básica de Israel, apesar de Netanyahu já ter declarado o país em guerra logo após a ofensiva do movimento islâmico, foi finalmente tomada após reunião entre o primeiro-ministro e o seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o chefe do Estado-Maior General, general Herzi Halevi.

Especialistas do Times of Israel explicaram que esta declaração será submetida à ativação final na próxima segunda-feira perante a Comissão de Defesa e Relações Exteriores do Parlamento israelense, o Knesset. O próximo passo consistirá no anúncio oficial antes do plenário da câmara, que partirá diretamente do primeiro-ministro.

Estas mesmas fontes especificam que a declaração oficial de guerra permitiria ao Exército israelense iniciar o que seria para todos os efeitos uma invasão terrestre da Faixa de Gaza, o epicentro dos ataques das milícias palestinas.

Netanyahu já havia avisado no sábado que seu país embarcou “em uma guerra longa e difícil” e que continuará “sem trégua até que os objetivos sejam alcançados”. “Entramos em uma guerra imposta por um ataque assassino do Hamas”, começou por escrever o presidente numa publicação na sua conta na rede social Twitter.

Ele continuou explicando que “a primeira fase termina nestas horas destruindo a maior parte das forças inimigas que penetraram em nosso território”.

“Ao mesmo tempo, iniciamos a formação ofensiva e esta continuará sem reservas e sem tréguas até que os objetivos sejam alcançados. Restauraremos a segurança aos cidadãos de Israel e venceremos”, disse ele.

O Exército também informou a criação de um comando conjunto entre diferentes forças de segurança e inteligência para esclarecer a situação dos “desaparecidos e sequestrados” a fim de poder oferecer informações também a quem desconhece o paradeiro dos parentes com quem convivem. perderam contato.

Os combates continuam em várias cidades perto da fronteira com Gaza, onde ainda está presente um número indeterminado de milicianos; e também continuam os bombardeamentos israelitas no enclave e o lançamento de foguetes da Faixa para Israel, o que desencadeou alarmes antiaéreos no sul do país.

Pelo menos 10 foguetes caíram sobre a cidade fronteiriça de Sderot, a mais afetada pela ofensiva do Hamas, por ter sido o primeiro local onde conseguiram se infiltrar, onde atiraram e sequestraram soldados e civis.

O exército israelense anunciou neste domingo que irá evacuar todos os residentes que vivem perto do enclave palestino nas próximas 24 horas. Dezenas de milhares de soldados foram enviados para “libertar reféns” e “matar todos os terroristas presentes em Israel”, acrescentou o porta-voz militar Daniel Hagari.

“O que aconteceu não tem precedentes em Israel”, reconheceu Netanyahu, naquele que é o maior ataque em décadas, 50 anos após a guerra do Yom Kippur, em 1973.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: @netanyahu

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos